
Zelma Madeira, secretária de Igualdade Racial do Ceará e professora da UFC. (Foto: Reprodução/Instagram)
As demandas históricas da população negra têm conquistado maior centralidade no debate público. Esse avanço no plano discursivo, contudo, ainda não se traduz em transformações estruturais na realidade brasileira. Com a Câmara dos Deputados e o Senado majoritariamente posicionados à direita, pautas como o enfrentamento à violência policial, o combate ao encarceramento em massa da juventude negra e a proteção aos povos de terreiro e às comunidades quilombolas seguem à margem. O resultado é a permanência de um quadro marcado por desigualdades profundas e violações recorrentes de direitos.
No último ano, Sergipe voltou a acionar sua estrutura institucional voltada à igualdade racial depois de um hiato. Após oito anos sem convocação, o governo Fábio Mitidieri (PSD) realizou a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir-SE), reunindo lideranças sociais, representantes do poder público e integrantes de comunidades tradicionais para debater justiça social e políticas de reparação. O encontro foi apresentado como um espaço de “diálogo entre o poder público e a sociedade civil”. Mas, na prática, os efeitos foram limitados. As deliberações não se converteram em políticas estruturantes nem em ampliação consistente da institucionalidade da pauta racial. O cenário permanece preocupante, com indicadores que revelam a persistência das desigualdades e a fragilidade das ações governamentais no enfrentamento ao racismo.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 19, 2026 Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir penduricalhos
fevereiro 11, 2026 NOTA PÚBLICA PELA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E O FIM DOS SUPERSALÁRIOS
fevereiro 10, 2026 Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público de 2026 já tem data e sede definidas
RELAÇÕES DE TRABALHO
fevereiro 19, 2026 Governo de MT tenta impor “lei da mordaça” a sindicatos com projeto que restringe licença sindical
fevereiro 04, 2026 Pejotização em xeque redefine o futuro do trabalho no Brasil
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 19, 2026 ENTREVISTA: Racismo só existe porque há instituições que o alimentam, diz Zelma Madeira
fevereiro 12, 2026 ARTIGO: Estariam os Estados Unidos próximos da real “Guerra Civil”?
fevereiro 10, 2026 Inflação oficial sobe 0,33% em janeiro e 4,44% em 12 meses, dentro da meta