
Reprodução/Guerra Civil (2024)
HECTOR SOUSA, especial para Mangue Jornalismo
Os acontecimentos recentes nos Estados Unidos envolvendo a ICE (Immigration and Customs Enforcement), o Serviço de Imigração e Alfândega norte-americano, nos remete ao recente filme Guerra Civil, lançado em 2024. O longa-metragem de Alex Garland se passa em um futuro próximo, no qual os EUA estão à beira do abismo. Uma jornalista e seus colegas tentam se deslocar pelo país durante uma guerra civil que escala rapidamente e mantém toda a nação sob seu domínio.
Em Guerra Civil somos apresentados a um universo especulativo no qual os conflitos já estão firmados e o fim da guerra se aproxima. A realidade atual parece seguir o movimento inverso: os sinais de ruptura se acumulam. Desde seu primeiro mandato, Donald Trump tem implementado uma forte política anti-imigração, mas está sendo nesta sua segunda passagem na Casa Branca que estamos vendo essa política se concretizar de forma mais violenta sob nossos olhos, beirando regimes tiranos. Os agentes da ICE andam armados em meio às ruas, “caçando” imigrantes para deportá-los.
Leia o artigo completo de Hector Souza no site da Mangue Jornalismo.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 11, 2026 NOTA PÚBLICA PELA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E O FIM DOS SUPERSALÁRIOS
fevereiro 10, 2026 Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público de 2026 já tem data e sede definidas
fevereiro 06, 2026 Dino determina que Três Poderes revisem e suspendam 'penduricalhos' do serviço público
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 12, 2026 ARTIGO: Estariam os Estados Unidos próximos da real “Guerra Civil”?
fevereiro 10, 2026 Inflação oficial sobe 0,33% em janeiro e 4,44% em 12 meses, dentro da meta
fevereiro 09, 2026 50 anos depois, Operação Cajueiro, ação mais repressiva da ditadura em Sergipe, ainda desafia memória e justiça