O Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP surgiu a partir de um movimento legítimo capitaneado pelos servidores da base do MP/SE, que se sentiam desamparados pela falta de representação dentro da Instituição, bem como pelo desejo coletivo de se implementar um sindicalismo forte e independente, que lutasse efetivamente pelos interesses da categoria. Diante deste cenário, no segundo semestre do ano de 2014, os servidores, fortalecidos no ideal de se fazerem representar, iniciaram os trabalhos para criação do SINDSEMP.
Durante esse período, a comissão de fundação do sindicato, utilizando-se dos espaços cedidos pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe – SINDJUS e pela Central Única dos Trabalhadores – CUT, trabalhou na elaboração do estatuto da futura entidade e na articulação com os demais servidores. Vários pontos técnicos foram discutidos a fim de que o texto que rege a entidade fosse o mais claro e democrático, razão pela qual foi de extrema importância o apoio das entidades de classe antes citadas, com palestras e debates que forneceram subsídios para a comissão, de forma independente, elaborar o estatuto e formar a chapa que assumiria o primeiro mandato da diretoria executiva do SINDSEMP-SE. O resultado foi visto no dia 12 de dezembro de 2014, oportunidade em que aproximadamente 80 servidores, reunidos em Assembleia Geral, na sede da CUT – Sergipe, aprovaram o estatuto proposto pela comissão e elegeram seus coordenadores.
A partir daí, o SINDSEMP-SE vem se mostrando um ser vivo na sociedade sergipana, com ações frequentes que visam satisfazer os anseios da classe e retribuir a confiança por ela depositada na entidade.