História

Origem

O Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP surgiu a partir de um movimento legítimo capitaneado pelos servidores da base do MP/SE, que se sentiam desamparados pela falta de representação dentro da Instituição, bem como pelo desejo coletivo de se implementar um sindicalismo forte e independente, que lutasse efetivamente pelos interesses da categoria. Diante deste cenário, no segundo semestre do ano de 2014, os servidores, fortalecidos no ideal de se fazerem representar, iniciaram os trabalhos para a criação do SINDSEMP.

 
Durante esse período, a comissão de fundação do sindicato, utilizando-se dos espaços cedidos pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe – SINDJUS e pela Central Única dos Trabalhadores – CUT, trabalhou na elaboração do estatuto da futura entidade e na articulação com os demais servidores. Vários pontos técnicos foram discutidos a fim de que o texto que rege a entidade fosse o mais claro e democrático, razão pela qual foi de extrema importância o apoio das entidades de classe antes citadas, com palestras e debates que forneceram subsídios para a comissão, de forma independente, elaborar o estatuto e formar a chapa que assumiria o primeiro mandato da diretoria executiva do SINDSEMP-SE. O resultado foi visto no dia 12 de dezembro de 2014, oportunidade em que aproximadamente 80 servidores, reunidos em Assembleia Geral, na sede da CUT – Sergipe, aprovaram o estatuto proposto pela comissão e elegeram seus coordenadores.
 

Princípios

Como definino em seu estatuto, aprovado pela categoria, o SINDSEMP/SE se norteia por diversos princípios na luta pelos interesses da categoria e da classe trabalhadora, de uma forma geral, dentre eles, destacam-se os seguintes:

1) lutar pelo direito de condições dignas de trabalho e de remuneração para os servidores e por um Ministério Público cada vez mais democrático, adotando todas as medidas jurídicas necessárias para tanto, inclusive colaborando sempre que possível com a sociedade civil na implementação dos instrumentos de manifestação direta do poder previstos na Constituição, em especial ajudando na arrecadação de assinaturas e encaminhamento de projetos de lei e/ou de Emendas à Constituição de iniciativa popular;

2) estimular a organização da categoria por local de trabalho;

3) contribuir na luta da classe trabalhadora pela construção de uma sociedade justa e igualitária;

4) defender a unicidade, independência e autonomia da representação sindical e atuar na defesa das instituições que assegurem a organização e os reais interesses da classe trabalhadora;

5) promover a unidade, solidariedade e fortalecimento da categoria.

A partir desses princípios, o SINDSEMP-SE vem se mantendo um ser vivo na sociedade sergipana, com ações frequentes que visam satisfazer os anseios da classe e retribuir a confiança por ela depositada na entidade.

Semestralmente o sindicato se reúne em assembleias para definir sua pauta de reivindicações e estratégias para melhorias das condições de trabalho dos servidores do Ministério Público de Sergipe e da classe trabalhadora como um todo, participando e apoiando atos públicos em prol dos trabalhadores e contra as desigualdades no serviço público. As presenças dos servidores nas votações da ALESE e nas sessões do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSE são exemplos dessas manifestações que marcam uma vida de luta e consciência política do SINDSEMP.

 
Objetivos
 

O SINDSEMP/SE é uma entidade sindical representativa da categoria dos servidores do Ministério Público Estadual de Sergipe, de caráter classista, autônoma e democrática, cujos objetivos são: defender os interesses imediatos e históricos da categoria, lutar por melhores condições de vida e trabalho e se engajar pela unidade, solidariedade e fortalecimento da categoria.

Para exercitar esses valores e fortalecer o vínculo e a união entre os servidores, o SINDSEMP apoia projetos culturais de autores e artistas sergipanos e promove eventos culturais para seus filiados, como os já tradicionais Arraiás do SINDSEMP e as confraternizações de final de ano.

Como forma de promover a conscientização política e efetuar mudanças necessárias na estrutura organizacional, mantendo o sindicato em harmonia com seus objetivos primordiais, foram realizados dois Congressos Estaduais do Servidores do Ministério Público, o CONSEMP, em 2016 e em 2024. Neste último, foi apresentada a nova identidade visual do SINDSEMP, com cores mais vibrantes e um estilo mais moderno, e que estreou no dia do seu decenário.