
Os Servidores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) participaram, na tarde de segunda, dia 2, de Assembleia Geral que referendou a continuidade do diálogo com a administração. A ocasião, entretanto, trouxe uma cobrança clara: a presença do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Nilzir Soares, nas próximas reuniões.
A Diretoria Executiva do SINDSEMP iniciou a assembleia contextualizando as negociações em torno da Pauta de Reivindicações 2025, que incluem atualizações sobre reajuste do auxílio-saúde nos mesmos moldes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), indenização de licença-prêmio, entre outros pontos. Foi destacado que limitações orçamentárias foram apontados como motivos para indeferir, pelo menos temporariamente, alguns desses pleitos.
Quanto ao concurso público - grande expectativa da categoria e de concurseiros que buscam o SINDSEMP como fonte de informações - , foi explicado que na última reunião, em 23 de abril, a administração informou que a legislação do MPSE exigia a elaboração de uma resolução específica, que seria submetida ao Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) e que a previsão era que o edital fosse publicado em maio, com aplicação das provas em julho. Porém, maio já passou e não houve qualquer movimentação da pauta do CPJ nesse sentido e ainda não há previsão de lançamento do edital do certame.
As conversas com a administração têm ocorrido com a participação dos promotores Carlos Henrique e Maura Aquino, integrantes da assessoria do PGJ. Nos encontros, realizados em janeiro, março e abril, ambos têm demonstrado disposição em dialogar sobre os pleitos da categoria. Os avanços, entretanto, podem ser mais ágeis com a presença do gestor, no entendimento dos Servidores presentes na assembleia
Dessa forma, os servidores manifestaram desconforto com a ausência do próprio PGJ nas reuniões. Nilzir Soares não participa diretamente das mesas de negociação desde duas reuniões: uma no final de 2024, logo após assumir a gestão do MPSE, e no inicio deste ano, quando o Sindicato apresentou a Pauta de Reivindicações 2025 da categoria, decidida coletivamente em assembleia.
Após os debates, ficou encaminhado que a Diretoria Executiva irá oficiar a administração solicitando nova reunião, desta vez com a presença do PGJ, para tratar do concurso público, portaria de relotações e reajuste do auxílio-saúde - que, no Judiciário, deve ser aprovado na quarta, dia 4, no Pleno do TJSE.
Festa junina
A assembleia também abordou a realização da tradicional festa junina do SINDSEMP. A diretoria apresentou à categoria o custo geral do evento, destacando que as despesas da festa junina e da festa de fim de ano já estavam previstas no plano financeiro da entidade, aprovado pela assembleia no início do exercício.
Além disso, foi reforçado que todos os detalhamentos dos custos estarão disponíveis na prestação de contas, conforme o compromisso permanente da gestão com a transparência e a responsabilidade financeira.
O VII Arraiá do SINDSEMP acontece nesta sexta, dia 6, a partir das 20h no Salles Multieventos, atendendo a um pedido de parte da categoria de realizar o evento em uma região mais central de Aracaju. A animação fica por conta de Os 3 Moleques e Pestinha do Acordeon. Cada filiado ou filiada tem direito a um/a acompanhante.
Anexos
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
novembro 11, 2025 CNMP arquiva proposta de resolução sobre Política Nacional de Equidade de Gênero, Étnica e Racial
novembro 07, 2025 NOTA DE REPÚDIO à tentativa do MPRN de distorcer dados sobre precarização de seu quadro funcional
novembro 06, 2025 FENAMP contesta a subordinação da licença classista ao arbítrio do Procurador-Geral de Justiça
RELAÇÕES DE TRABALHO
outubro 29, 2025 Representantes da categoria de todo o país se unem na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa
outubro 23, 2025 Senado deve votar descongelamento do tempo de serviço dos servidores públicos
outubro 21, 2025 FENAMP e ANSEMP lançam ferramenta para pressionar deputados contra o pacote do retrocesso
SERGIPE E MUNDO
novembro 11, 2025 Deputados de Sergipe votam a favor de projeto que retira proteção a meninas vítimas de estupro
novembro 06, 2025 Mangue libera o podcast Mariscada e o primeiro episódio é uma entrevista com Carlos Franciscato sobre jornalismo
outubro 30, 2025 Privatizar o serviço público pode facilitar ação do crime dentro do Estado