
Decisão vinculante permite que sindicatos defendam direitos individuais e coletivos em todas as fases do processo, sem autorização do empregado (Imagem: TST).
O Pleno do TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu, nesta segunda-feira (28), que os sindicatos podem defender direitos dos integrantes da categoria que representam em todas as etapas do processo — do julgamento à liquidação e execução — mesmo quando a ação envolve apenas 1 trabalhador.
A tese, aprovada em julgamento de recurso repetitivo — processo escolhido para representar vários outros que discutem a mesma questão jurídica no STJ —, deverá orientar as decisões da Justiça do Trabalho em todas as instâncias.
Pelo entendimento, a necessidade de identificar os beneficiários ou calcular individualmente os valores devidos não impede a atuação sindical. A decisão foi tomada no julgamento do Tema 27, a partir de ação movida pelo Sindicato dos Bancários de Apucarana (PR) e Região contra o Itaú Unibanco.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
RELAÇÕES DE TRABALHO
setembro 30, 2026 Prognóstico do Novo Congresso Nacional: votação definirá a composição do Legislativo
setembro 29, 2026 Tribunal Superior do Trabalho reconhece atuação sindical até em ações de um trabalhador
setembro 01, 2026 Coletivo das Três Esferas da CUT está em Brasília pela aprovação do PL 1893/26
SERGIPE E MUNDO
outubro 13, 2026 EDITORIAL: Eleger Bolsonaro é escolher a barbárie, o fim de direitos básicos e o ataque ao jornalismo independente
outubro 13, 2026 Após a greve, professoras e professores reafirmam compromisso com a reposição das aulas
outubro 09, 2026 Protesto pró-democracia de estudantes da UFS é atacado por agente de segurança pública