Na manhã de quarta, dia 23, a diretoria do SINDSEMP se reuniu com os promotores Maura Aquino e Carlos Henrique, que representaram o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares. Na pauta, temas como reajuste do auxílio-saúde, pagamento de indenizações, portaria de relotações, comissões internas e concurso público.
Sobre o auxílio-saúde, foi discutido o reajuste nos mesmos moldes do TJSE. Por lá, o SINDIJUS também está em negociação com a instituição. "O sindicato vai oficiar ao PGJ solicitando o reajuste nos termos propostos no Judiciário, para que seja feito estudo de impacto", relata Dennis Freitas, coordenador de Finanças do SINDSEMP.
Em relação ao pagamento das indenizações, discutiu-se o pagamento isonômico de verbas indenizatórias, especialmente quanto à conversão em pecúnia da licença-prêmio, uma vez que a gestão anterior do órgão chegou a quitar os períodos devidos aos membros, deixando um saldo remanescente para os servidores. Conforme discutido na reunião, e diante da previsão do pagamento de novas verbas indenizatórias retroativas a membros, o SINDSEMP oficiará ao PGJ propondo o pagamento isonômico das verbas, nos moldes do Tribunal de Justiça, bem como solicitará a quitação dos dias remanescentes dos servidores, o que permitirá inclusive o reconhecimento do quinquênio atual a boa parte da categoria, já que esse reconhecimento está condicionado ao gozo ou à conversão do período antecedente por completo.
Sobre a portaria de relotações, o sindicato questionou, mais uma vez, a regra de preferência do promotor, lembrando que o tema já havia sido objeto de conversas frutíferas em 2023, quando Nilzir Soares ocupava a chefia de Gabinete do PGJ. No entanto, a administração informou que, como o caso foi judicializado, aguardará o julgamento da ADI.
Quanto ao andamento das comissões, os representantes do MPSE informaram que está em fase de elaboração a minuta para regulamentar o procedimento de avaliação periódica, e que o processo será minucioso, devendo levar mais tempo.
Em relação ao concurso público, a administração comunicou que a legislação do MPSE exige a elaboração de uma resolução específica, que será submetida ao Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). Após essa etapa, o edital será publicado. "A previsão, de acordo com a administração, é que o edital seja publicado em maio, com aplicação das provas em julho", diz Roque Sousa, coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do SINDSEMP.
A diretoria do SINDSEMP oficiará à administração do MPSE com os dados e propostas, conforme acima mencionado, mantendo a base atualizada das negociações em nosso site e redes sociais.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
janeiro 28, 2026 ARTIGO: "A quem interessa a desconstrução da luta nacional dos servidores do MP pelos seus direitos?"
janeiro 07, 2026 Locais de prova do IV Concurso Público do MPSE já podem ser consultados
dezembro 17, 2025 Vitória! PEC sobre participação de servidores no CNMP garante assinaturas e é protocolada na Câmara
RELAÇÕES DE TRABALHO
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
janeiro 08, 2026 Remoto, híbrido ou presencial: qual o futuro do modelo de trabalho?
janeiro 07, 2026 Janeiro Branco: campanha nacional sobre saúde mental diz respeito também ao ambiente de trabalho
SERGIPE E MUNDO
janeiro 28, 2026 Resolução da Anvisa amplia uso da Cannabis medicinal no Brasil; confira as alterações
janeiro 27, 2026 Prévia da inflação sobe 0,2% em janeiro, seguindo dentro da meta do BC
janeiro 22, 2026 Governo de Sergipe gastou R$ 143 mil com palestra de cantor e estudante de Pedagogia para professores