Na manhã de quarta, dia 23, a diretoria do SINDSEMP se reuniu com os promotores Maura Aquino e Carlos Henrique, que representaram o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares. Na pauta, temas como reajuste do auxílio-saúde, pagamento de indenizações, portaria de relotações, comissões internas e concurso público.
Sobre o auxílio-saúde, foi discutido o reajuste nos mesmos moldes do TJSE. Por lá, o SINDIJUS também está em negociação com a instituição. "O sindicato vai oficiar ao PGJ solicitando o reajuste nos termos propostos no Judiciário, para que seja feito estudo de impacto", relata Dennis Freitas, coordenador de Finanças do SINDSEMP.
Em relação ao pagamento das indenizações, discutiu-se o pagamento isonômico de verbas indenizatórias, especialmente quanto à conversão em pecúnia da licença-prêmio, uma vez que a gestão anterior do órgão chegou a quitar os períodos devidos aos membros, deixando um saldo remanescente para os servidores. Conforme discutido na reunião, e diante da previsão do pagamento de novas verbas indenizatórias retroativas a membros, o SINDSEMP oficiará ao PGJ propondo o pagamento isonômico das verbas, nos moldes do Tribunal de Justiça, bem como solicitará a quitação dos dias remanescentes dos servidores, o que permitirá inclusive o reconhecimento do quinquênio atual a boa parte da categoria, já que esse reconhecimento está condicionado ao gozo ou à conversão do período antecedente por completo.
Sobre a portaria de relotações, o sindicato questionou, mais uma vez, a regra de preferência do promotor, lembrando que o tema já havia sido objeto de conversas frutíferas em 2023, quando Nilzir Soares ocupava a chefia de Gabinete do PGJ. No entanto, a administração informou que, como o caso foi judicializado, aguardará o julgamento da ADI.
Quanto ao andamento das comissões, os representantes do MPSE informaram que está em fase de elaboração a minuta para regulamentar o procedimento de avaliação periódica, e que o processo será minucioso, devendo levar mais tempo.
Em relação ao concurso público, a administração comunicou que a legislação do MPSE exige a elaboração de uma resolução específica, que será submetida ao Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). Após essa etapa, o edital será publicado. "A previsão, de acordo com a administração, é que o edital seja publicado em maio, com aplicação das provas em julho", diz Roque Sousa, coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do SINDSEMP.
A diretoria do SINDSEMP oficiará à administração do MPSE com os dados e propostas, conforme acima mencionado, mantendo a base atualizada das negociações em nosso site e redes sociais.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
dezembro 04, 2025 FENAMP leva alerta sobre direito à desconexão em Fórum de Saúde Mental do CNMP
novembro 26, 2025 FENAMP e ANSEMP defendem regulação democrática da IA no Sistema de Justiça
novembro 17, 2025 STF analisa cargos comissionados no Ministério Público do Mato Grosso
RELAÇÕES DE TRABALHO
dezembro 04, 2025 STF pausa análise de isenção de benefício a servidor com doença grave
dezembro 02, 2025 Sergipe é o 9º estado do Brasil com a pior remuneração para trabalhadores pretos e pardos
novembro 28, 2025 Entre gratificações e terceirização, crescem críticas sobre as prioridades do governo estadual
SERGIPE E MUNDO
dezembro 04, 2025 Vereadores aceleram escolas cívico-militares para ‘salvar’ emenda Pix de Rodrigo Valadares
novembro 25, 2025 Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão
novembro 11, 2025 Deputados de Sergipe votam a favor de projeto que retira proteção a meninas vítimas de estupro