Na manhã de quarta, dia 23, a diretoria do SINDSEMP se reuniu com os promotores Maura Aquino e Carlos Henrique, que representaram o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares. Na pauta, temas como reajuste do auxílio-saúde, pagamento de indenizações, portaria de relotações, comissões internas e concurso público.
Sobre o auxílio-saúde, foi discutido o reajuste nos mesmos moldes do TJSE. Por lá, o SINDIJUS também está em negociação com a instituição. "O sindicato vai oficiar ao PGJ solicitando o reajuste nos termos propostos no Judiciário, para que seja feito estudo de impacto", relata Dennis Freitas, coordenador de Finanças do SINDSEMP.
Em relação ao pagamento das indenizações, discutiu-se o pagamento isonômico de verbas indenizatórias, especialmente quanto à conversão em pecúnia da licença-prêmio, uma vez que a gestão anterior do órgão chegou a quitar os períodos devidos aos membros, deixando um saldo remanescente para os servidores. Conforme discutido na reunião, e diante da previsão do pagamento de novas verbas indenizatórias retroativas a membros, o SINDSEMP oficiará ao PGJ propondo o pagamento isonômico das verbas, nos moldes do Tribunal de Justiça, bem como solicitará a quitação dos dias remanescentes dos servidores, o que permitirá inclusive o reconhecimento do quinquênio atual a boa parte da categoria, já que esse reconhecimento está condicionado ao gozo ou à conversão do período antecedente por completo.
Sobre a portaria de relotações, o sindicato questionou, mais uma vez, a regra de preferência do promotor, lembrando que o tema já havia sido objeto de conversas frutíferas em 2023, quando Nilzir Soares ocupava a chefia de Gabinete do PGJ. No entanto, a administração informou que, como o caso foi judicializado, aguardará o julgamento da ADI.
Quanto ao andamento das comissões, os representantes do MPSE informaram que está em fase de elaboração a minuta para regulamentar o procedimento de avaliação periódica, e que o processo será minucioso, devendo levar mais tempo.
Em relação ao concurso público, a administração comunicou que a legislação do MPSE exige a elaboração de uma resolução específica, que será submetida ao Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). Após essa etapa, o edital será publicado. "A previsão, de acordo com a administração, é que o edital seja publicado em maio, com aplicação das provas em julho", diz Roque Sousa, coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do SINDSEMP.
A diretoria do SINDSEMP oficiará à administração do MPSE com os dados e propostas, conforme acima mencionado, mantendo a base atualizada das negociações em nosso site e redes sociais.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
abril 09, 2026 Com aval de Fachin, CNJ mantém penduricalhos para juiz em confronto de decisão do STF
abril 06, 2026 Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional dos Servidores do MP 2026
março 26, 2026 STF fixa regras, e juízes e promotores poderão receber até 70% acima do teto em 'penduricalhos'
RELAÇÕES DE TRABALHO
abril 07, 2026 Custo médio de vida do brasileiro é de R$3.520 por mês em despesas básicas, revela Serasa
março 31, 2026 Servidores dos Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto entram em greve
março 26, 2026 Servidores criticam minuta de projeto do governo e denunciam ameaça aos serviços públicos
SERGIPE E MUNDO