noticias

janeiro 22, 2026

Assembleia aprova contas de 2025 do SINDSEMP e Pauta de Reivindicações de 2026

A Assembleia Geral Ordinária dos Servidores Efetivos do Ministério Público de Sergipe foi realizada na segunda, dia 19 de janeiro, em formato misto — presencial, no auditório da CUT, e on-line. A atividade foi conduzida por Dennis Freitas, coordenador de Administração e Finanças do SINDSEMP, e reuniu a categoria para avaliação do último ano e definição das prioridades para 2026.

No primeiro ponto de pauta, foram apresentados os andamentos das negociações de 2025. A diretoria destacou conquistas alcançadas a partir do diálogo com a administração do Ministério Público de Sergipe, como o pagamento de 20 dias de licença-prêmio, a desburocratização da concessão de folgas, a garantia do auxílio-alimentação durante licença sindical, melhorias na portaria de relotações, novas regras e valores do auxílio-saúde e avanços na política de saúde mental da instituição.

Para continuar acompanhando a pauta e as negociações, acesse aqui.

Em seguida, a assembleia deliberou sobre a pauta de reivindicações de 2026. Foi aprovada uma pauta mais enxuta, com a retirada do concurso público, já realizado. As prioridades para este ano serão as melhorias do plano de carreira e o aumento real dos vencimentos de técnicos e analistas, com foco na diminuição da diferença salarial entre eles.

A prestação de contas referente ao exercício de 2025 também foi apresentada à categoria. A diretoria explicou a aplicação dos recursos financeiros, o cumprimento do estatuto quanto ao fundo de reserva, rendimentos, custeio das atividades sindicais, ações de mobilização, contratação de prestadores de serviço e a realização das atividades sociais, como o São João e a confraternização de fim de ano.

As contas foram aprovadas sem ressalvas. Os balancetes mensais já se encontram disponíveis na aba de Prestação de Contas do nosso site.

Ao final da assembleia, foi realizada a palestra “O concurso público como pilar da ética na gestão pública”, ministrada por Dennis Freitas, encerrando a atividade com reflexão sobre a situação atual dos quadros de pessoal em Sergipe e nos Ministérios Públicos estaduais e sobre a importância do concurso para o fortalecimento das instituições públicas.

Anexos

Mais Recentes

Mais Vistos

MINISTÉRIO PÚBLICO

RELAÇÕES DE TRABALHO

SERGIPE E MUNDO