
O cuidado com a saúde mental dos servidores do Ministério Público de Sergipe (MPSE) foi uma das pautas centrais da última reunião entre o SINDSEMP e o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Nilzir Soares. Em diálogo com a entidade, o PGJ reconheceu a necessidade de avanços nessa área e se comprometeu com uma série de encaminhamentos importantes.
O SINDSEMP propôs que servidores acometidos por transtornos mentais tenham o mesmo recurso administrativo garantido aos membros (promotores e procuradores) da instituição, que podem ter afastamento temporário para tratamento específico. Diante da sugestão, o PGJ sinalizou positivamente e pediu que o Sindicato oficie formalmente para que os encaminhamentos sejam adotados. Ele afirmou que a saúde mental já é uma das prioridades de sua gestão.
“É muito importante essa sinalização de avanço da política de saúde mental do órgão - inclusive com médico psiquiatra no próximo concurso - e pela perspectiva de afastamento temporário do servidor para tratamento”, explica Mariana Rocha, coordenadora de Políticas Públicas do SINDSEMP e integrante da Comissão de Saúde Mental do MPSE
Novo centro de saúde
Além disso, o gestor informou que pretende estruturar um fluxo de atendimento voltado à saúde mental no MPSE, com a finalidade de detectar casos com mais agilidade e garantir o encaminhamento correto — evitando que servidores em sofrimento sejam tratados como infratores.
O PGJ também destacou a intenção de reformular o atual centro médico da instituição, criando um centro de saúde mais completo, com nova estrutura física e equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da psicologia.
Para o SINDSEMP, a sinalização é positiva, mas os desdobramentos concretos seguirão sendo acompanhados de perto. A saúde mental precisa ser compreendida como um tema institucional e urgente, com políticas permanentes e ações efetivas que garantam acolhimento, dignidade e proteção aos trabalhadores e trabalhadoras do MPSE.
"São medidas muito importantes, especialmente a longo prazo, pois vão beneficiar não apenas os servidores do atual quadro da instituição, mas também os servidores que ingressão nos próximos concursos públicos", defende Mariana.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
abril 22, 2026 Desembargadora que reclamou de corte em penduricalhos tem motorista e carro de luxo pagos pelo tribunal
abril 20, 2026 ASSISTA: Desembargadora diz que juízes deixam de ir ao médico após corte de “penduricalhos” e fala em “trabalho escravo”
abril 09, 2026 Com aval de Fachin, CNJ mantém penduricalhos para juiz em confronto de decisão do STF
RELAÇÕES DE TRABALHO
abril 07, 2026 Custo médio de vida do brasileiro é de R$3.520 por mês em despesas básicas, revela Serasa
março 31, 2026 Servidores dos Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto entram em greve
março 26, 2026 Servidores criticam minuta de projeto do governo e denunciam ameaça aos serviços públicos
SERGIPE E MUNDO