
A FENAMP e ANSEMP manifestam veemente repúdio às declarações proferidas pela desembargadora Oriana Gomes, do Tribunal de Justiça do Maranhão, durante sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 18 de junho.
Ao afirmar que “concursado não fica até depois de 18h” e defender a valorização de servidores comissionados e cedidos em detrimento dos concursados, a magistrada desqualifica os profissionais que ingressaram no serviço público por critérios sabidamente objetivos, republicanos e constitucionais, exercendo suas funções com responsabilidade, mesmo diante de frequentes precariedades.
As entidades nacionais ressaltam ainda que atualmente centenas de aprovados aguardam convocação no Poder Judiciário maranhense, número que escancara a realidade de uma Corte que opta por manter cargos comissionados em detrimento da nomeação de concursados legalmente habilitados.
Não é aceitável que uma integrante da mais alta instância do Judiciário maranhense naturalize discursos ou práticas institucionais que promovam divisões ou precarização, desvalorizando o esforço coletivo dos servidores e comprometendo a qualidade do serviço público.
Repudiamos qualquer forma de exploração de trabalhadores, sejam concursados, comissionados ou cedidos, e reafirmamos que a dignidade laboral deve ser garantida a todos, independentemente da natureza de sua investidura.
A FENAMP, ANSEMP e todas as entidades por ela representadas reafirmam seu compromisso com a defesa do concurso público como instrumento legítimo de acesso ao serviço público, da valorização do servidor e do combate a qualquer forma de assédio institucional.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 03, 2026 TJ pagou 13º de indenização retroativa para juízes sem previsão legal em Sergipe
janeiro 28, 2026 ARTIGO: "A quem interessa a desconstrução da luta nacional dos servidores do MP pelos seus direitos?"
janeiro 07, 2026 Locais de prova do IV Concurso Público do MPSE já podem ser consultados
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 04, 2026 Seed quer passar por cima de legislação para aprovar contas da educação a toque de caixa
fevereiro 02, 2026 Fiscalização automatizada de corredores de ônibus em Aracaju é iniciada neste domingo
janeiro 28, 2026 Resolução da Anvisa amplia uso da Cannabis medicinal no Brasil; confira as alterações