
A Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) e a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP) vêm a público manifestar seu irrestrito e vigoroso apoio à decisão proferida pelo Excelentíssimo Ministro Flávio Dino na Reclamação Constitucional nº 88.319/SP. Consideramos esta medida um marco republicano histórico e necessário para restabelecer a autoridade da Constituição Federal, enfrentando com coragem o problema crônico dos “supersalários” que, por anos, distorceram a imagem do serviço público brasileiro perante a sociedade.
A decisão vai ao encontro das nossas bandeiras históricas. Sempre defendemos que a valorização do servidor público passa pela transparência e pela ética. O fim do “Império dos Penduricalhos” e das verbas indenizatórias criadas sem o devido processo legislativo é fundamental para sanear as contas públicas e, principalmente, para desarmar os argumentos falaciosos utilizados pelos defensores da Reforma Administrativa (PEC 32), que tentam vender a ideia de que todo servidor é privilegiado. Ao impor o Teto Constitucional como regra inviolável, o Supremo Tribunal Federal separa, finalmente, quem trabalha pelo Estado daqueles que se servem dele.
Confiamos, neste espírito de justiça, que a Suprema Corte saberá conduzir a aplicação desta medida com a devida calibração, focalizando a ordem de suspensão imediata das verbas que efetivamente resultam em violação ao teto. Acreditamos que a modulação dos efeitos preservará a subsistência alimentar e a saúde da base dos servidores — a imensa maioria que jamais ultrapassou os limites constitucionais —, garantindo que o rigor da lei recaia exclusivamente sobre os excessos e privilégios que a decisão sabiamente visa extinguir.
A FENAMP e a ANSEMP reafirmam seu compromisso com a República e se colocam à disposição para contribuir com o debate legislativo e jurídico, certas de que estamos caminhando para um Ministério Público mais ético, transparente e sintonizado com os anseios da população brasileira.
Brasília, 11 de fevereiro de 2026.
Coordenação Executiva da FENAMP
Diretoria da ANSEMP
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 19, 2026 Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir penduricalhos
fevereiro 11, 2026 NOTA PÚBLICA PELA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E O FIM DOS SUPERSALÁRIOS
fevereiro 10, 2026 Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público de 2026 já tem data e sede definidas
RELAÇÕES DE TRABALHO
fevereiro 19, 2026 Governo de MT tenta impor “lei da mordaça” a sindicatos com projeto que restringe licença sindical
fevereiro 04, 2026 Pejotização em xeque redefine o futuro do trabalho no Brasil
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 19, 2026 ENTREVISTA: Racismo só existe porque há instituições que o alimentam, diz Zelma Madeira
fevereiro 12, 2026 ARTIGO: Estariam os Estados Unidos próximos da real “Guerra Civil”?
fevereiro 10, 2026 Inflação oficial sobe 0,33% em janeiro e 4,44% em 12 meses, dentro da meta