
Publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Sergipe (MPSE), segunda, dia 12, o ato que institui o Grupo de Trabalho (GT) para regulamentar os acréscimos ao auxílio-saúde já motivou uma iniciativa do SINDSEMP, que protocolou ofício solicitando participação na comissão responsável pela elaboração das novas regras do benefício.
A Portaria nº 20/2026 cria o GT após a aprovação da Lei Estadual nº 9.797/2025, que alterou a Lei nº 7.375/2011 e definiu novos valores e critérios para o auxílio-saúde, incluindo acréscimos escalonados por faixa etária e percentuais adicionais para membros, servidores e dependentes que sejam pessoas com deficiência ou portadores de doença grave. As novas normas e valores já haviam sido divulgados anteriormente pelo SINDSEMP à categoria.
O ofício protocolado pelo SINDSEMP - que pode ser conferido em anexo ao final dessa matéria - solicita que o corrdenador da Secretaria Geral da entidade, Arnaldo Barreto, seja incluído no GT com o bjetivo de contribuir com a visão da categoria e fornecer apoio para a elaboração de estudos ou fornecimento de dados úteis. O documento reforça ainda que o SINDSEMP conta com o bom diálogo sedimentado com a atual administração do MPSE.
De acordo com a portaria assinada pelo procurador-geral de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior, o Grupo de Trabalho terá como atribuições a definição de critérios objetivos, o rol de doenças graves, a periodicidade das avaliações médicas e os fluxos administrativos para requerimento, análise e concessão dos acréscimos, além da criação de mecanismos de controle para evitar pagamentos cumulativos, vedados em lei.
O GT será coordenado pela promotora de Justiça Maura Silva de Aquino e contará com representantes da administração, do Centro Médico e da área de recursos humanos do MPSE. O prazo para conclusão dos trabalhos e apresentação da minuta do ato normativo é de 15 dias, prorrogável a critério da Procuradoria-Geral de Justiça.
Ao solicitar formalmente participação na comissão, o SINDSEMP reforça a importância da presença da representação dos servidores no processo de regulamentação, como forma de contribuir para a construção de critérios transparentes e garantir que a aplicação dos novos valores do auxílio-saúde esteja de acordo com as necessidades da categoria.
Anexos
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 19, 2026 Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir penduricalhos
fevereiro 11, 2026 NOTA PÚBLICA PELA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E O FIM DOS SUPERSALÁRIOS
fevereiro 10, 2026 Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público de 2026 já tem data e sede definidas
RELAÇÕES DE TRABALHO
fevereiro 19, 2026 Governo de MT tenta impor “lei da mordaça” a sindicatos com projeto que restringe licença sindical
fevereiro 04, 2026 Pejotização em xeque redefine o futuro do trabalho no Brasil
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 19, 2026 ENTREVISTA: Racismo só existe porque há instituições que o alimentam, diz Zelma Madeira
fevereiro 12, 2026 ARTIGO: Estariam os Estados Unidos próximos da real “Guerra Civil”?
fevereiro 10, 2026 Inflação oficial sobe 0,33% em janeiro e 4,44% em 12 meses, dentro da meta