Escrito por: Secretaria de Combate ao Racismo CUT/SE
A Secretaria de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores vem a público para ressaltar a importância da decisão judicial histórica de condenação dos três policiais rodoviários federais Paulo Rodolpho Lima Nascimento, Kléber Nascimento Freitas e William de Barros Noia que assassinaram Genivaldo de Jesus Santos, no dia 25 de maio, no município sergipano de Umbaúba.
A comoção popular e o apoio do movimento negro, movimento sindical e movimentos sociais foram importantes para que o assassinato de Genivaldo fosse investigado e punido. As imagens do assassinato de Genivaldo constituíram prova suficiente. O mundo todo assistiu a forma como os policiais federais abordaram e colocaram Genivaldo no carro da PRF mesmo com o aviso da população de que o mesmo era esquizofrênico.
O julgamento durou 12 dias e a família de Genivaldo acompanhou de perto, com o sofrimento por relembrar cada detalhe deste momento de dor e perda do ente querido. A defesa ainda alegou que Genivaldo reagiu e que não fazia tratamento para esquizofrenia. Por isso a importância das imagens irrefutáveis de Genivaldo algemado pelos pés e pelas mãos sendo colocado dentro do veículo da PRF onde foi jogada uma bomba de gás lacrimogênio levando-o à morte por sufocamento.
Para o estado de Sergipe, a condenação dos três policiais reforça a necessidade de que a PRF, Polícia Militar e Polícia Civil no estado adotem o uso de câmeras no uniforme policial como medida urgente para a redução de “mortes em confronto” que, por falta de provas acabam impunes aumentando o sentimento de dor e revolta do povo preto que continuamente é assassinado. Policiais não estão acima da lei. E Sergipe ainda é o 3º estado com a polícia mais letal do Brasil. Este horror precisa acabar!
Mais Recentes
Mais Vistos
FENAMP
dezembro 19, 2024 Colega do Rio de Janeiro leva prêmio principal da promoção Meu PIX de Natal
dezembro 17, 2024 Último dia para participar do sorteio Meu Pix de Natal 2024 é nesta terça, dia 17
novembro 29, 2024 FENAMP encerra último plantão legislativo de 2024 com discussão sobre precarização do trabalho
CUT
Sergipe, Brasil & Mundo
dezembro 16, 2024 Setor elétrico inicia recuperação e conta de luz deve ficar sem taxa extra em quase todo 2025
dezembro 09, 2024 Se a morte de Genivaldo não fosse filmada, os policiais seriam condenados? Especialistas analisam
novembro 27, 2024 Mangue Jornalismo vai lançar o livro Borracha na cabeça: o golpe e a ditadura militar em Sergipe