
O Fórum de Entidades Negras de Sergipe e a Associação do Quilombo Maloca promovem no dia 20 de Novembro a Marcha da Consciência Negra 2024 com o tema "Os Corpos Negros como objeto da violência de Estado".
Neste ano, a Marcha da Consciência Negra conta com o apoio da CUT, do Sintese, do Sindipema, do Sacema, do Sindsemp, do Sinanefe, do mandato da vereadora Sônia Meire, do mandato da deputada estadual Linda Brasil e dos movimentos sociais.
A concentração da Marcha está marcada para as 15 horas e será no cruzamento das Ruas Divina Pastora e Aristides Bispo. O percurso será do Geruzinho até a Maloca.
O cortejo seguirá ao som da Banda Descidão dos Quilombolas até o final da Rua Divina Pastora para adentrar a Rua Porto da Folha até alcançar a Rua Propriá e seguir até a esquina da Rua Riachão, lá o cortejo continua em caminhada para o palco do Quilombo Maloca, espaço onde ocorrerá a culminância do evento com as falas dos representantes das entidades que construíram o evento e apresentações culturais.
A secretária de Combate ao Racismo da CUT/SE, Arlete Silva, falou sobre o racismo e a violência de estado que tira vida de jovens negros em Sergipe.
“O tema da Marcha esse ano é denunciando, entre outras situações, o genocídio e a violência contra os corpos negros. Mais recentemente a morte do garçom Íthalo dos Santos Nascimento durante uma abordagem policial gerou tristeza, choque e revolta. O fato de atirar e matar principalmente homens negros já virou rotina. Prática essa que repudiamos veementemente. A Secretaria de Segurança Pública precisa se pronunciar quanto a essa prática nefasta onde acaba com a vida de um trabalhador como Íthalo”, questionou Arlete Silva.
Através da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT/SE, a professora Arlete Silva convoca trabalhadoras e trabalhadores negros de Sergipe a participarem da construção da Marcha da Consciência Negra - Os Corpos Negros como objeto da violência de Estado.
Mais Recentes
Mais Vistos
FENAMP
CUT
fevereiro 13, 2025 Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo
fevereiro 04, 2025 Nos dias 6 e 7 de fevereiro tem curso de formação política na sede da CUT/SE
janeiro 10, 2025 Fake News para desestabilizar governos reforça necessidade de regulação das redes
Sergipe, Brasil & Mundo
fevereiro 10, 2025 Governo de Sergipe deve mais de R$ 244 milhões para aposentados e pensionistas por desconto ilegal
janeiro 20, 2025 Folha repercute levantamento do Sindijus sobre dias que juízes sergipanos podem trabalhar em 2025
janeiro 09, 2025 Justiça no auxílio-saúde: Presidência do TJ encaminha proposta para a equipe da Desª. Iolanda