
Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados que aprovou a urgência do PL | Crédito: Thiago Cristino/Câmara dos Deputados
O projeto de lei que regulamenta a negociação coletiva e a representação sindical dos servidores públicos voltou ao centro do debate político após repercussão, em torno da previsão, de que a União passe a arcar com a remuneração de servidores afastados para exercer mandato classista. Para organizações representativas do funcionalismo, no entanto, reduzir a proposta a esse dispositivo obscurece o principal objetivo do texto: preencher uma lacuna histórica na regulamentação das relações de trabalho no setor público e implementar, na prática, a Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) avalia que o Projeto de Lei (PL) nº 1.893/2026 representa “um marco institucional para as relações de trabalho no serviço público brasileiro”, ao estabelecer, pela primeira vez, um regime jurídico para regulamentar a negociação coletiva entre a administração pública e seus servidores.
Leia matéria completa no site do Brasil de Fato.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
outubro 05, 2026 Rogério e Alessandro: reeleitos para Senado tomado pela extrema direita e que pode implodir o País
outubro 05, 2026 Com quase todos deputados aliados a Mitidieri, ALESE continuará branca, masculina e dizendo ‘amém’ ao governo
outubro 05, 2026 Seis dos oito deputados federais por Sergipe foram reeleitos, o que mantém o perfil conservador da bancada