É no mínimo contraditório que a Reforma Administrativa se diga contra os privilégios, visto que traz ferramentas que aumentam ainda mais o poder de membros e juízes

Foto: Agência Brasil
Ainda sem o tão aguardado texto do pacote de Projetos de Lei e Emendas Constitucionais prometidas pelo deputado Pedro Paulo, relator da Reforma Administrativa, é imperativa a preocupação dentro dos Ministérios Públicos Estaduais (MPE). Com a promessa de combate aos privilégios e modernização dos recursos humanos do Estado, as pistas dadas até agora do possível conteúdo da Reforma deixam os servidores com uma dúvida latente: a ampliação dos contratos temporários não poderia, indiretamente, atingir a estabilidade do emprego público?
Para explicar meu raciocínio, convido o leitor a conhecer a realidade que já enfrentamos dentro dos MPEs. Em levantamento feito pela Fenamp (Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais) a partir de dados do Portal da Transparência, já há mais cargos comissionados do que efetivos em oito estados brasileiros. Ou seja, nesses locais já temos mais profissionais contratados de forma temporária do que servidores que passaram por concurso público. Os estados que estão no topo desse ranking inconstitucional são: Mato Grosso (65,28%), Santa Catarina (65,07%) e Paraná (64,82%).
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
março 13, 2026 FENAMP: Decisão do STF na ADI 5777 acende alerta sobre enfraquecimento da regra do concurso público
março 12, 2026 Folha: STF decide que MPs podem definir quantidade de servidores comissionados
março 10, 2026 Encontro Nacional dos Servidores do MP 2026 será realizado de 26 a 29 de abril
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
março 18, 2026 TJSE decide hoje se acata ofensiva do governo Mitidieri para tornar ilegal greve dos professores
março 10, 2026 Curso gratuito forma voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Aracaju
março 02, 2026 Quase metade das emendas Pix por Ícaro de Valmir foram para Itabaiana, cidade governada pelo seu pai