
O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou nesta quarta-feira (5) os resultados de um estudo sobre a presença de anúncios maliciosos nas redes sociais administradas pela Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre a publicidade enganosa, por meio da qual são aplicados golpes aos cidadãos brasileiros. Os resultados indicam que as plataformas da Meta estão sendo vistas por golpistas como um terreno fértil para a prática de fraudes.

O estudo envolveu um intenso monitoramento entre 10 e 21 de janeiro deste ano. Esse período coincide com os desdobramentos da edição da Instrução Normativa 2.219/2024 pela Receita Federal. O texto fixou a obrigatoriedade de operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento apresentarem semestralmente determinadas informações sobre operações financeiras de contribuintes.
A medida, que passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2025, desencadeou uma onda de notícias falsas, segundo as quais as transações por Pix passariam a ser taxadas. Pressionado pela disseminação das fake news, o governo federal acabou decidindo revogar a nova regra no dia 15 de janeiro.
Leia mais no site da CUT/SE clicando ou tocando aqui.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 03, 2026 TJ pagou 13º de indenização retroativa para juízes sem previsão legal em Sergipe
janeiro 28, 2026 ARTIGO: "A quem interessa a desconstrução da luta nacional dos servidores do MP pelos seus direitos?"
janeiro 07, 2026 Locais de prova do IV Concurso Público do MPSE já podem ser consultados
RELAÇÕES DE TRABALHO
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 04, 2026 Seed quer passar por cima de legislação para aprovar contas da educação a toque de caixa
fevereiro 02, 2026 Fiscalização automatizada de corredores de ônibus em Aracaju é iniciada neste domingo
janeiro 28, 2026 Resolução da Anvisa amplia uso da Cannabis medicinal no Brasil; confira as alterações