
O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público de Sergipe aprovou, na sessão desta quinta, dia 5, a resolução que institui critérios e procedimentos para a verificação da saúde mental de servidores da instituição. A medida tem caráter preventivo e protetivo, sem qualquer finalidade disciplinar, e é resultado de um trabalho construído no âmbito da Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental, com participação ativa do SINDSEMP.
A resolução estabelece um procedimento específico para situações em que haja indícios consistentes de incapacidade mental, especialmente quando a condição de saúde possa representar risco ao próprio servidor, a terceiros ou ao funcionamento institucional. O texto aprovado deixa claro que a verificação não tem caráter punitivo, garante sigilo das informações e veda o uso dos dados produzidos para abertura de processos disciplinares ou qualquer forma de punição administrativa (confira abaixo, em anexo, a Resolução nº 003/2026).
A aprovação ocorreu após debates técnicos da Comissão, que se reuniu nesta mesma data com representantes da Divisão de Gestão Estratégica e Projetos (DIGEP) e da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (COAPAZ), as quais passaram a compor a aludida comissão.
O encontro contou com a participação da Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, das Promotoras de Justiça Maura Silva de Aquino e Alessandra Pedral de Santana, além de servidores de diversos setores, dentre eles Mariana Moura Rocha, representando o SINDSEMP. O objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas pela Comissão e alinhar os próximos passos da política institucional de cuidado em saúde mental.
Ação permanente
Durante a reunião, também foi informado que os dados coletados durante as ações do Setembro Amarelo de 2025, nos meses de setembro e outubro, serão analisados para orientar novas iniciativas da Comissão. "Os dados atinentes ao Setembro Amarelo, colhidos nos meses de setembro e outubro do ano passado, serão avaliados, a fim de guiar as ações da comissão e serão publicadas oportunamente", destaca Mariana.

Com a aprovação da resolução pelo CPJ, o MPSE passa a contar com um instrumento formal que reforça a proteção aos servidores, priorizando o cuidado, o acolhimento e a preservação da dignidade, em consonância com a política nacional de atenção à saúde mental no âmbito do Ministério Público.
Anexos
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
fevereiro 19, 2026 Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir penduricalhos
fevereiro 11, 2026 NOTA PÚBLICA PELA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E O FIM DOS SUPERSALÁRIOS
fevereiro 10, 2026 Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público de 2026 já tem data e sede definidas
RELAÇÕES DE TRABALHO
fevereiro 19, 2026 Governo de MT tenta impor “lei da mordaça” a sindicatos com projeto que restringe licença sindical
fevereiro 04, 2026 Pejotização em xeque redefine o futuro do trabalho no Brasil
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
SERGIPE E MUNDO
fevereiro 19, 2026 ENTREVISTA: Racismo só existe porque há instituições que o alimentam, diz Zelma Madeira
fevereiro 12, 2026 ARTIGO: Estariam os Estados Unidos próximos da real “Guerra Civil”?
fevereiro 10, 2026 Inflação oficial sobe 0,33% em janeiro e 4,44% em 12 meses, dentro da meta