
Na próxima segunda, dia 29, o Ministério Público de Sergipe (MPSE) realiza o Dia Amarelo, iniciativa voltada à conscientização e à construção de políticas institucionais de cuidado com a saúde mental de servidores e membros.
A atividade terá como ponto central a aplicação de um questionário anônimo, que poderá ser respondido por todos os trabalhadores da instituição. O objetivo é identificar fatores de risco que contribuem para o adoecimento mental no ambiente de trabalho.
As respostas serão coletadas ao longo do mês de outubro e servirão de base para um diagnóstico institucional previsto para novembro. Essa ação é fruto da Comissão de Saúde Mental da instituição - iniciativa que resultou da pressão do SINDSEMP por uma política específica contra o adoecimento laboral no MPSE.
Pauta urgente
Este é um problema grave no MP brasileiro. Uma pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) indica que 85,6% dos entrevistados se encontram em risco aumentado pro desenvolvimento de adoecimento mental. A principal causa é a cultura de assédio moral que permeia a instituição. Esse estudo serviu de base para que fosse formulada a Política Nacional de Saúde Mental - mais uma pauta fruto da pressão da categoria em âmbito nacional, através da FENAMP.
Dessa forma, a participação dos servidores no MPSE é fundamental para garantir um retrato real da situação vivida pela categoria também em âmbito estadual. A partir desse levantamento, a Comissão de Saúde Mental terá condições de elaborar um plano de ação com medidas concretas de prevenção e enfrentamento aos problemas mais recorrentes.
Segundo a Mariana Rocha, integrante de Diretoria Executiva e da Comissão, a mobilização neste Dia Amarelo deve ser entendida como um passo decisivo para que o tema deixe de ser tratado apenas de forma pontual e passe a integrar de maneira efetiva as políticas institucionais. “A participação dos servidores por meio do preenchimento do questionário é de suma importância para que seja feito o diagnóstico dos problemas que se verificam na instituição e que medidas adequadas possam ser adotadas”, reforça.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
dezembro 04, 2025 FENAMP leva alerta sobre direito à desconexão em Fórum de Saúde Mental do CNMP
novembro 26, 2025 FENAMP e ANSEMP defendem regulação democrática da IA no Sistema de Justiça
novembro 17, 2025 STF analisa cargos comissionados no Ministério Público do Mato Grosso
RELAÇÕES DE TRABALHO
dezembro 04, 2025 STF pausa análise de isenção de benefício a servidor com doença grave
dezembro 02, 2025 Sergipe é o 9º estado do Brasil com a pior remuneração para trabalhadores pretos e pardos
novembro 28, 2025 Entre gratificações e terceirização, crescem críticas sobre as prioridades do governo estadual
SERGIPE E MUNDO
dezembro 04, 2025 Vereadores aceleram escolas cívico-militares para ‘salvar’ emenda Pix de Rodrigo Valadares
novembro 25, 2025 Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão
novembro 11, 2025 Deputados de Sergipe votam a favor de projeto que retira proteção a meninas vítimas de estupro