noticias

setembro 26, 2025

MPSE realiza DIA AMARELO para diagnostico de saúde mental no órgão

Na próxima segunda, dia 29, o Ministério Público de Sergipe (MPSE) realiza o Dia Amarelo, iniciativa voltada à conscientização e à construção de políticas institucionais de cuidado com a saúde mental de servidores e membros.

A atividade terá como ponto central a aplicação de um questionário anônimo, que poderá ser respondido por todos os trabalhadores da instituição. O objetivo é identificar fatores de risco que contribuem para o adoecimento mental no ambiente de trabalho.

As respostas serão coletadas ao longo do mês de outubro e servirão de base para um diagnóstico institucional previsto para novembro. Essa ação é fruto da Comissão de Saúde Mental da instituição - iniciativa que resultou da pressão do SINDSEMP por uma política específica contra o adoecimento laboral no MPSE.

Pauta urgente

Este é um problema grave no MP brasileiro. Uma pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) indica que 85,6% dos entrevistados se encontram em risco aumentado pro desenvolvimento de adoecimento mental. A principal causa é a cultura de assédio moral que permeia a instituição. Esse estudo serviu de base para que fosse formulada a Política Nacional de Saúde Mental - mais uma pauta fruto da pressão da categoria em âmbito nacional, através da FENAMP.

Dessa forma, a participação dos servidores no MPSE é fundamental para garantir um retrato real da situação vivida pela categoria também em âmbito estadual. A partir desse levantamento, a Comissão de Saúde Mental terá condições de elaborar um plano de ação com medidas concretas de prevenção e enfrentamento aos problemas mais recorrentes.

Segundo a Mariana Rocha, integrante de Diretoria Executiva e da Comissão, a mobilização neste Dia Amarelo deve ser entendida como um passo decisivo para que o tema deixe de ser tratado apenas de forma pontual e passe a integrar de maneira efetiva as políticas institucionais. “A participação dos servidores por meio do preenchimento do questionário é de suma importância para que seja feito o diagnóstico dos problemas que se verificam na instituição e que medidas adequadas possam ser adotadas”, reforça.

Mais Recentes

Mais Vistos

MINISTÉRIO PÚBLICO

RELAÇÕES DE TRABALHO

SERGIPE E MUNDO