Por Cirlene Luiza Zimmermann, para o portal Jota*

O mês de janeiro marca o início de um novo ciclo, um momento propício para a reflexão sobre saúde mental. No ambiente de trabalho, o Janeiro Branco destaca-se como uma campanha para prevenir fatores de riscos psicossociais e promover a saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras, em consonância com normas nacionais e internacionais de proteção da saúde e da vida das pessoas no trabalho.
A Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do Ministério Público do Trabalho (MPT) tem se debruçado sobre o estudo das medidas de enfrentamento dos principais desafios e das responsabilidades das empresas na construção de um meio ambiente laboral psicologicamente saudável.
Os fatores de riscos psicossociais no trabalho são elementos associados à organização, às condições, aos processos e às relações no ambiente de trabalho que podem causar prejuízos à saúde mental e física dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Leia o texto completo clicando ou tocando aqui.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
janeiro 28, 2026 ARTIGO: "A quem interessa a desconstrução da luta nacional dos servidores do MP pelos seus direitos?"
janeiro 07, 2026 Locais de prova do IV Concurso Público do MPSE já podem ser consultados
dezembro 17, 2025 Vitória! PEC sobre participação de servidores no CNMP garante assinaturas e é protocolada na Câmara
RELAÇÕES DE TRABALHO
janeiro 28, 2026 Insatisfação dos trabalhadores com emprego cresce e atinge 37% dos profissionais no Brasil, diz pesquisa
janeiro 08, 2026 Remoto, híbrido ou presencial: qual o futuro do modelo de trabalho?
janeiro 07, 2026 Janeiro Branco: campanha nacional sobre saúde mental diz respeito também ao ambiente de trabalho
SERGIPE E MUNDO
janeiro 28, 2026 Resolução da Anvisa amplia uso da Cannabis medicinal no Brasil; confira as alterações
janeiro 27, 2026 Prévia da inflação sobe 0,2% em janeiro, seguindo dentro da meta do BC
janeiro 22, 2026 Governo de Sergipe gastou R$ 143 mil com palestra de cantor e estudante de Pedagogia para professores