Diretoria Executiva se reúne com Procuradores de Justiça e entrega relatório sobre a pauta da categoria

Nos últimos dias o SINDSEMP-SE, através de sua Diretoria Executiva, vem se reunindo com Procuradores de Justiça a fim de entregar, em mãos, a documentação elaborada com base nos trabalhos da comissão de estudos acerca da viabilidade dos pleitos da categoria.

A maioria dos Procuradores de Justiça já receberam a documento e se mostraram abertos ao diálogo com a categoria por meio do debate acerca dos argumentos técnicos constantes do relatório. Os demais Procuradores ainda não tiveram disponibilidade de tempo para tanto ou se encontram em gozo de licença.

O SINDSEMP frisa a importância do documento, que foi fruto de mais de um ano de tentativas de negociação entre o sindicato e a Procuradoria Geral de Justiça, resultando emargumentos técnicos bastante úteis para a exposição dos motivos acerca da necessidade e viabilidade das medidas pleiteadas. O conhecimento da fundamentação dessas reivindicações é imprescindível aos Procuradores de Justiça já que, como membros do Colégio de Procuradores de Justiça, é importante que conheçam a realidade dos servidores, até mesmo para quando as questões forem levadas pelo PGJ ao órgão colegiado, como tem ocorrido.

Por fim, a Diretoria Executiva se coloca à disposição dos demais membros que desejarem receber mais informações sobre o conteúdo do relatório, bem como reforça a solicitação ao Procurador Geral de que abra diálogo com a categoria acerca dos itens estudados pela comissão, uma vez que até o momento os temas ali tratados não foram objeto de negociação entre sindicato e administração.

Aposentados do MPSE representam apenas 1% do déficit da Previdência

Em tempos de discurso de crise econômica e política que vem ameaçando direitos de trabalhadores, outro discurso perigoso tem se destacado no estado de Sergipe: o de que o déficit da Previdência sergipana é causado pelos aposentados de três poderes: Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) e Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE).

Afirmações nesse sentido têm sido feitas com frequência pelos porta-vozes do governo estadual, por programas jornalísticos e até mesmo por alguns servidores estaduais. Esse discurso tem, inclusive, impulsionado a falsa ideia de que enviar as despesas com os aposentados aos referidos “Poderes” seria a solução do problema.

Para o SINDSEMP, entidade representativa dos trabalhadores ativos e aposentados do Ministério Público de Sergipe, essa é uma tese que não encontra nenhum fundamento nos números oficiais e serve apenas para desviar o foco do principal problema da Previdência, que é a gestão do fundo.

(mais…)