Nota de Apoio às mobilizações de Professores e Técnico-administrativos da UFS e do IFS

O Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público do Estado de Sergipe (SINDSEMP-SE) manifesta seu total apoio às mobilizações dos professores e dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Entendemos que as pautas reivindicadas por essas categorias são legítimas e fundamentais para a valorização do trabalho e para a qualidade do ensino público.

Os TAEs da UFS, em greve desde o dia 14 de março, têm como principais demandas a reestruturação da carreira e a valorização salarial, além da defesa da universidade e dos serviços públicos de qualidade.

Além disso, expressamos nossa solidariedade às professoras da UFS, que, durante uma assembleia da categoria, foram vítimas de um grave episódio de violência política de gênero.

Na assembleia da categoria, espaço soberano de tomada de decisões dos trabalhadores, um professor tentou tomar o microfone das mãos da Presidenta da Associação de Docentes da UFS (Adufs), a professora Josefa Lisboa, numa tentativa de intimidá-la, bem como à mesa constituída ainda pelas professoras Bartira Teles e Lívia Almeida.

O desrespeito à mesa constituída por mulheres é inaceitável e demonstra uma postura antidemocrática e violenta, típica da extrema direita que emergiu no país nos últimos anos. Esse episódio, ocorrido simbolicamente no mês de março, ressalta a necessidade urgente de combater todas as formas de violência e de garantir espaços democráticos e inclusivos para o debate e a tomada de decisões.

No IFS, a mobilização cresce e a adesão ao movimento nacional dos institutos federais é iminente. Recomposição salarial, reestruturação das carreiras, ‘revogaço’ de todas as legislações do governo Bolsonaro que prejudicam os serviços e os servidores públicos e equiparação dos auxílios com os demais poderes estão na ordem do dia.

Estas pautas são compartilhadas pelos trabalhadores efetivos do Ministério Público de Sergipe, que enfrentam desafios semelhantes em âmbito estadual diante de um cenário de desmonte das carreiras e dos serviços públicos.

Neste momento de mobilização e resistência, o SINDSEMP reitera seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores. Estamos ao lado dos professores e dos TAEs da UFS e do IFS em suas lutas por valorização, respeito e dignidade.