INFORME SEMANAL – Trabalhadores Efetivos do MPSE

Coluna semanal da Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
18 a 22/01/2021

Retornamos à atividade em 2021 após um recesso atípico. Em meio à pandemia, seguindo a necessidade de manter o distanciamento social, iniciamos o ano dando continuidade à luta da categoria. A partir de agora, o SINDSEMP-SE encaminhará informe semanal com o resumo das atividades do Sindicato, da luta da categoria empenhada pela nossa Federação e da conjuntura nacional.

EIS A VACINA!
A tão aguardada vacina contra a COVID-19 deve estar disponível ao povo brasileiro em breve. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, neste domingo, dia 17, o uso emergencial da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac, e a vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e pelo laboratório AstraZeneca.

Após a primeira pessoa vacinada em São Paulo – uma enfermeira, negra, de 64 com diabetes e hipertensa – o Plano Nacional de Vacinação iniciou a distribuição da CoronaVac já na segunda, dia 18, e ainda esta semana os estados e municípios devem começar a vacinar a população, de acordo com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

SERGIPE
Segundo o Governo do Estado, Sergipe já possui um plano de logística pronto para iniciar a distribuição por aqui. No momento inicial, na distribuição proporcional das primeiras doses da CoronaVac para os estados, serão pouco mais de 48 mil doses do imunizante para os grupos prioritários sergipanos. Os profissionais de linha de frente no combate contra a COVID-19 no Hospital João Alves Filho deverão ser os primeiros a receber essas doses.

A primeira fase inclui trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos e idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. Na segunda fase, será aplicada a vacina junto a idosos entre 60 e 74 anos. A terceira abrange pessoas com comorbidades – condições de saúde que agravam a manifestação da COVID-19. Na quarta fase serão imunizados professores, profissionais da segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Nas quatro fases de imunização, são estimadas pouco mais de 679 mil pessoas para receberem as duas doses da vacina. Aracaju, por sua vez, deve aplicar as duas doses em pouco mais de 126 mil pessoas.

PROTAGONISMO
Apesar do embate midiático entre o governador de São Paulo, João Doria, e o Governo Federal, com o ministro Pazuello representando o presidente Bolsonaro, é importante destacar os verdadeiros protagonistas da conquista: os cientistas e técnicos brasileiros envolvidos na produção e na certificação da vacina.

Instituto Butantã, Fiocruz, ANVISA, Universidades Federais e unidades de saúde do SUS são instituições públicas. É graças ao trabalho desses servidores públicos que dedicam suas vidas à ciência que os resultados puderam ser alcançados – o que aconteceria antes, inclusive, se não tivessem que enfrentar o negacionismo.

Essa é mais uma demonstração da importância de fortalecer o serviço público e valorizar os servidores no Brasil. É preciso investir nas carreiras, em concurso público e na capacitação constante para assegurar a qualidade do serviço prestado.

Reunião com PGJ
A nova Diretoria Executiva do Sindicato teve a primeira reunião com o PGJ Manoel Cabral Machado Neto na terça, dia 12. Foram abordadas pautas pecuniárias e não-pecuniárias da categoria. Os encaminhamentos já foram dados e a categoria aguarda a resposta aos pleitos de reajuste pendentes da administração anterior e o reajuste referente à inflação de 2020, afixada em 5,45% conforme Índice de Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Caso tenha perdido o repasse da reunião, confira tocando aqui.

Pautas
Além do complemento de 0,98% referente a reposição inflacionária de 2019 e reposição de 4,48% sobre os auxílios alimentação e interiorização retroativos a janeiro de 2020, foi solicitada a criação de uma comissão para discutir relotações de ofício, assédio moral, concurso público e demais assuntos da carreira de analista e técnico no MPSE.

Confira os ofícios com as solicitações tocando aqui.

Fenamp contra a Reforma administrativa
Também no embalo na vitória da ciência, das instituições públicas e dos servidores na aprovação da vacina contra o coronavírus, a Fenamp segue a luta contra a Reforma Administrativa. Nas redes sociais da Federação são publicados diariamente os cards dessa campanha. Compartilhe nos stories das plataformas em que tiver perfil e ajude a disseminar a importância de fortalecer o serviço público do Brasil contra o desmonte promovido pelo atual Governo Federal.

Thiago Leão | ASCOM – SINDSEMP-SE
leao.jor@hotmail.com | sindsempse@gmail.com