Inscrições para Delegado de Base do SINDSEMP se encerram nessa sexta-feira, 20/03

No mês de abril, serão eleitos os novos Delegados de Base do SINDSEMP/SE, que reforçarão a organização dos servidores na luta por melhores condições salariais e de trabalho, nos diversos locais de trabalho do Ministério Público do Estado de Sergipe.

Saiba mais sobre as funções e importância do delegado de base.

Os sindicatos, em geral, contam com um número limitado de trabalhadores em suas diretorias. Quando muito, apenas alguns dirigentes são liberados para acompanhar, organizar e representar a categoria, sem contar que, muitas vezes, a base territorial do sindicato tem extensões geográficas muito amplas, o que impede a presença do dirigente em todos os lugares ao mesmo tempo – até porque se assim fosse seriam dotados da onipresença divina!

No caso do SINDSEMP/SE, os servidores representados encontram-se distribuídos em uma base territorial de dimensão estadual e, dos nove integrantes da Diretoria, ainda, nenhum foi liberado para atuar na representação do sindicato em tempo integral.

Daí a importância irrefutável dos Delegados, como instrumento organizativo dos trabalhadores na base do sindicato. O papel do Delegado de Base não se confunde com o do Diretor da entidade sindical. O Delegado é um representante da base que tem como principal função atuar como elo, promovendo o contato entre os servidores de um determinado local e a direção da entidade sindical.

O Delegado tem tarefa de encaminhar as demandas que surgem no local em que trabalha para o sindicato, levar as informações para os seus colegas e cobrar da Diretoria o encaminhamento das demandas apresentadas. Ele é a referência no local de trabalho para conscientizar os trabalhadores sobre seus direitos, estimulando-os a participar das discussões do sindicato.

Com a experiência de três décadas organizando a luta dos trabalhadores nos mais diversos ramos e intervindo nos grandes debates políticos do país, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) orienta todos os 3.086 sindicatos filiados – e o SINDSEMP/SE é um destes – a adotarem como um princípio basilar a defesa da organização por local de trabalho (OLT).

Sem Delegado não tem como existir organização do sindicato na base. As regiões do Estado de Sergipe que não possuem um Delegado como representante da base, normalmente, ficam prejudicados dentro da organização sindical, pois os trabalhadores não conseguem acompanhar os debates realizados nos espaços deliberativos da categoria e, consequentemente, não participam da construção das pautas, nem das ações políticas que são capazes de transformar as demandas em conquistas.

Para a Diretoria do SINDSEMP/SE, a participação da base, através dos mandatos de Delegados, é um dos alicerces de toda entidade sindical, sem ele a luta estará seriamente comprometida naquele local. O Delegado tem um papel fundamental na estrutura do SINDSEMP, pois a sua atuação contribuirá para que a luta se mantenha viva e organizada em todas as partes do estado.

Eleições 2015

De acordo com o Estatuto do SINDSEMP-SE, os Delegados devem ser eleitos até 120 dias após a posse da Diretoria Executiva e o mandato é de 02 anos. Assim sendo, considerando a recente posse da Diretoria no novo mandato, acontecerá mais um processo eleitoral para a escolha dos novos Delegados de Base, no mês de abril.

Nesse sentido, no dia 06 de fevereiro foi realizada Assembleia Geral Ordinária, na qual a categoria aprovou o regulamento das eleições, cujos dispositivos disciplinam as condições de elegibilidade, os prazos e a forma de inscrição, quantidade de delegados de base por região e o dia da eleição.

Ressalte-se que como se trata da primeira eleição para os delegados de base, as condições de elegibilidade serão relativizadas, a fim de que possa ocorrer normalmente o processo eleitoral, sendo exigido apenas a filiação do servidor.

Nos próximos dias, outros textos serão divulgados, registrando a importância da existência do Delegado de Base em todos os locais de trabalho, para o êxito das lutas. Até lá, os servidores já devem inaugurar os bons debates democráticos, para articularem quem serão os próximos representantes sindicais do seu local de trabalho.

PARA SABER MAIS E LER A ÍNTEGRA DO REGULAMENTO, ACESSE NOSSA PÁGINA DAS ELEIÇÕES PARA DELEGADO DE BASE CLICANDO AQUI.