
Nesta terça-feira, 1º de abril, completam-se 61 anos do golpe militar de 1964, um marco sombrio da história brasileira que resultou na supressão das liberdades democráticas e na repressão aos movimentos sociais e sindicais. O regime ditatorial, que durou 21 anos, perseguiu trabalhadores, dissolveu sindicatos combativos e restringiu direitos fundamentais, instaurando um modelo econômico que precarizou ainda mais as condições de trabalho no país.
Desde os primeiros dias após o golpe, sindicatos e lideranças populares foram alvo de cassações, prisões e torturas. O arrocho salarial e a perseguição a qualquer forma de organização trabalhista marcaram o período, enquanto a política econômica favorecia grandes empresários e setores do capital estrangeiro. Greves foram proibidas e conquistas históricas da classe trabalhadora, como a estabilidade no emprego após dez anos de serviço, foram eliminadas.
Apesar da repressão, a resistência sindical foi fundamental para a redemocratização. Mesmo sob forte vigilância e ameaças, trabalhadores se reorganizaram em diferentes momentos, desafiando o regime e mantendo viva a luta por direitos. O fortalecimento do movimento sindical na década de 1970, com grandes greves operárias, foi um dos fatores que contribuíram para o enfraquecimento da ditadura e a retomada do processo democrático.
Mais de seis décadas depois, investigações recentes revelaram que setores políticos e militares estiveram envolvidos em uma nova tentativa de golpe no Brasil. Essa tentativa frustrada de ruptura institucional mostra que a democracia exige vigilância constante e que aqueles que tramam contra ela precisam ser punidos. A história do país já demonstrou que a impunidade só fortalece novos ataques às instituições democráticas. Sem anistia para quem conspira contra o Estado de Direito.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
dezembro 04, 2025 FENAMP leva alerta sobre direito à desconexão em Fórum de Saúde Mental do CNMP
novembro 26, 2025 FENAMP e ANSEMP defendem regulação democrática da IA no Sistema de Justiça
novembro 17, 2025 STF analisa cargos comissionados no Ministério Público do Mato Grosso
RELAÇÕES DE TRABALHO
dezembro 04, 2025 STF pausa análise de isenção de benefício a servidor com doença grave
dezembro 02, 2025 Sergipe é o 9º estado do Brasil com a pior remuneração para trabalhadores pretos e pardos
novembro 28, 2025 Entre gratificações e terceirização, crescem críticas sobre as prioridades do governo estadual
SERGIPE E MUNDO
dezembro 04, 2025 Vereadores aceleram escolas cívico-militares para ‘salvar’ emenda Pix de Rodrigo Valadares
novembro 25, 2025 Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão
novembro 11, 2025 Deputados de Sergipe votam a favor de projeto que retira proteção a meninas vítimas de estupro