
No dia 19 de maio de 2026, a Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) celebra uma década de trajetória marcada pela mobilização, defesa de direitos e fortalecimento da representação dos servidores do Ministério Público em todo o país. Criada em 2016, em São Luís (MA), a entidade nasceu da união de 12 sindicatos estaduais com o propósito de garantir uma atuação forte e unificada para a categoria.
Da PEC do Voto à consolidação nacional
A semente da FENAMP foi plantada em meio às discussões sobre a PEC do Voto. Naquele momento, a mobilização buscava assegurar aos servidores o direito de participar na escolha das listas tríplices para Procurador-Geral de Justiça, evidenciando que uma instituição democrática só se constrói com a participação de todos que a compõem no dia a dia.
O texto completo e a galeria de fotos históricas você confere no site da FENAMP.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
junho 15, 2026 FENAMP e ANSEMP apresentam Plano de Lutas dos servidores do Ministério Público 2026/2027
junho 10, 2026 Articulação da FENAMP e da ANSEMP garante avanço da negociação coletiva no serviço público
junho 09, 2026 FENAMP pede ingresso em proposta do CNMP sobre Unidade Nacional de Perícias em Saúde Mental
RELAÇÕES DE TRABALHO
junho 17, 2026 Está com dúvida sobre direitos previdenciários? Envie uma mensagem para o SINDIPREV/SE
maio 25, 2026 Saúde mental: NR-1 entra em vigor nesta terça-feira; entenda o que muda
maio 21, 2026 Professores do interior param as atividades hoje para que prefeitos cumpram a lei do piso salarial
SERGIPE E MUNDO