
O Mês de Combate ao Assédio Moral é marcado, em 2026, por um importante avanço institucional para os servidores do Ministério Público brasileiro. Em setembro do ano passado, foi aprovada a Resolução nº 315/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Construída com participação ativa da FENAMP, da ANSEMP e dos sindicatos estaduais, ela estabeleceu mecanismos nacionais de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, ao assédio sexual, à discriminação e às violências institucionais.
A normativa regulamenta a atuação das comissões previstas na Política Nacional de Atenção à Saúde Mental dos integrantes do Ministério Público, instituída anteriormente pela Resolução CNMP nº 265/2023. Agora, além de reconhecer o problema, o CNMP estabelece mecanismos concretos de prevenção, acolhimento e encaminhamento institucional das situações de violência e assédio.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
junho 15, 2026 FENAMP e ANSEMP apresentam Plano de Lutas dos servidores do Ministério Público 2026/2027
junho 10, 2026 Articulação da FENAMP e da ANSEMP garante avanço da negociação coletiva no serviço público
junho 09, 2026 FENAMP pede ingresso em proposta do CNMP sobre Unidade Nacional de Perícias em Saúde Mental
RELAÇÕES DE TRABALHO
junho 17, 2026 Está com dúvida sobre direitos previdenciários? Envie uma mensagem para o SINDIPREV/SE
maio 25, 2026 Saúde mental: NR-1 entra em vigor nesta terça-feira; entenda o que muda
maio 21, 2026 Professores do interior param as atividades hoje para que prefeitos cumpram a lei do piso salarial
SERGIPE E MUNDO