Por Fernando Ribamar.

Fernando Ribamar (à direita) é servidor técnico ministerial no MPPE e coordenador de relações sindicais no Sindsemppe | Crédito: Keila Vieira / ECOS Comunicação
A ideia deste artigo é analisar a articulação e a organização dos trabalhadores dos Ministérios Públicos estaduais a nível nacional, desde meados da década passada, mas principalmente a partir de 2015, quando criamos o Fórum dos Trabalhadores do Ministério Público (Forump) e, na sequência, fundamos a Federação Nacional dos Servidores dos Ministério Públicos Estaduais (Fenamp), bem como reorganizamos a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp).
Esse foi um processo que resultante de várias situações difíceis, pois entre o início dos anos 2000 e meados da década passada, nossa categoria depositou energia, recursos e esperança nas atuações das entidades nacionais, mas tais expectativas não foram correspondidas.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
abril 09, 2026 Com aval de Fachin, CNJ mantém penduricalhos para juiz em confronto de decisão do STF
abril 06, 2026 Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional dos Servidores do MP 2026
março 26, 2026 STF fixa regras, e juízes e promotores poderão receber até 70% acima do teto em 'penduricalhos'
RELAÇÕES DE TRABALHO
abril 07, 2026 Custo médio de vida do brasileiro é de R$3.520 por mês em despesas básicas, revela Serasa
março 31, 2026 Servidores dos Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto entram em greve
março 26, 2026 Servidores criticam minuta de projeto do governo e denunciam ameaça aos serviços públicos
SERGIPE E MUNDO