
A FENAMP e ANSEMP manifestam veemente repúdio às declarações proferidas pela desembargadora Oriana Gomes, do Tribunal de Justiça do Maranhão, durante sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 18 de junho.
Ao afirmar que “concursado não fica até depois de 18h” e defender a valorização de servidores comissionados e cedidos em detrimento dos concursados, a magistrada desqualifica os profissionais que ingressaram no serviço público por critérios sabidamente objetivos, republicanos e constitucionais, exercendo suas funções com responsabilidade, mesmo diante de frequentes precariedades.
As entidades nacionais ressaltam ainda que atualmente centenas de aprovados aguardam convocação no Poder Judiciário maranhense, número que escancara a realidade de uma Corte que opta por manter cargos comissionados em detrimento da nomeação de concursados legalmente habilitados.
Não é aceitável que uma integrante da mais alta instância do Judiciário maranhense naturalize discursos ou práticas institucionais que promovam divisões ou precarização, desvalorizando o esforço coletivo dos servidores e comprometendo a qualidade do serviço público.
Repudiamos qualquer forma de exploração de trabalhadores, sejam concursados, comissionados ou cedidos, e reafirmamos que a dignidade laboral deve ser garantida a todos, independentemente da natureza de sua investidura.
A FENAMP, ANSEMP e todas as entidades por ela representadas reafirmam seu compromisso com a defesa do concurso público como instrumento legítimo de acesso ao serviço público, da valorização do servidor e do combate a qualquer forma de assédio institucional.
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
dezembro 04, 2025 FENAMP leva alerta sobre direito à desconexão em Fórum de Saúde Mental do CNMP
novembro 26, 2025 FENAMP e ANSEMP defendem regulação democrática da IA no Sistema de Justiça
novembro 17, 2025 STF analisa cargos comissionados no Ministério Público do Mato Grosso
RELAÇÕES DE TRABALHO
dezembro 04, 2025 STF pausa análise de isenção de benefício a servidor com doença grave
dezembro 02, 2025 Sergipe é o 9º estado do Brasil com a pior remuneração para trabalhadores pretos e pardos
novembro 28, 2025 Entre gratificações e terceirização, crescem críticas sobre as prioridades do governo estadual
SERGIPE E MUNDO
dezembro 04, 2025 Vereadores aceleram escolas cívico-militares para ‘salvar’ emenda Pix de Rodrigo Valadares
novembro 25, 2025 Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão
novembro 11, 2025 Deputados de Sergipe votam a favor de projeto que retira proteção a meninas vítimas de estupro