Escrito por: Secretaria de Combate ao Racismo CUT/SE
A Secretaria de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores vem a público para ressaltar a importância da decisão judicial histórica de condenação dos três policiais rodoviários federais Paulo Rodolpho Lima Nascimento, Kléber Nascimento Freitas e William de Barros Noia que assassinaram Genivaldo de Jesus Santos, no dia 25 de maio, no município sergipano de Umbaúba.
A comoção popular e o apoio do movimento negro, movimento sindical e movimentos sociais foram importantes para que o assassinato de Genivaldo fosse investigado e punido. As imagens do assassinato de Genivaldo constituíram prova suficiente. O mundo todo assistiu a forma como os policiais federais abordaram e colocaram Genivaldo no carro da PRF mesmo com o aviso da população de que o mesmo era esquizofrênico.
O julgamento durou 12 dias e a família de Genivaldo acompanhou de perto, com o sofrimento por relembrar cada detalhe deste momento de dor e perda do ente querido. A defesa ainda alegou que Genivaldo reagiu e que não fazia tratamento para esquizofrenia. Por isso a importância das imagens irrefutáveis de Genivaldo algemado pelos pés e pelas mãos sendo colocado dentro do veículo da PRF onde foi jogada uma bomba de gás lacrimogênio levando-o à morte por sufocamento.
Para o estado de Sergipe, a condenação dos três policiais reforça a necessidade de que a PRF, Polícia Militar e Polícia Civil no estado adotem o uso de câmeras no uniforme policial como medida urgente para a redução de “mortes em confronto” que, por falta de provas acabam impunes aumentando o sentimento de dor e revolta do povo preto que continuamente é assassinado. Policiais não estão acima da lei. E Sergipe ainda é o 3º estado com a polícia mais letal do Brasil. Este horror precisa acabar!
Mais Recentes
Mais Vistos
MINISTÉRIO PÚBLICO
dezembro 04, 2025 FENAMP leva alerta sobre direito à desconexão em Fórum de Saúde Mental do CNMP
novembro 26, 2025 FENAMP e ANSEMP defendem regulação democrática da IA no Sistema de Justiça
novembro 17, 2025 STF analisa cargos comissionados no Ministério Público do Mato Grosso
RELAÇÕES DE TRABALHO
dezembro 04, 2025 STF pausa análise de isenção de benefício a servidor com doença grave
dezembro 02, 2025 Sergipe é o 9º estado do Brasil com a pior remuneração para trabalhadores pretos e pardos
novembro 28, 2025 Entre gratificações e terceirização, crescem críticas sobre as prioridades do governo estadual
SERGIPE E MUNDO
dezembro 04, 2025 Vereadores aceleram escolas cívico-militares para ‘salvar’ emenda Pix de Rodrigo Valadares
novembro 25, 2025 Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão
novembro 11, 2025 Deputados de Sergipe votam a favor de projeto que retira proteção a meninas vítimas de estupro