Em assembleia virtual, SINDSEMP-SE encerra biênio 2018-2020

Aconteceu na tarde de sexta, dia 11, a última Assembleia Geral Ordinária dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) em 2020. Realizada de forma virtual devido à pandemia da COVID-19, o evento marcou o último dia da gestão que esteve à frente da entidade representativa da categoria desde 2018.

Após um minuto de silêncio em referência às 1,5 milhão de vítimas da doença – 180 mil só no Brasil –, a pauta seguiu com apresentação da prestação de contas parcial do quarto trimestre do ano, uma vez que o período remanescente será apresentado já pela próxima gestão, que toma posse a partir de 12 de dezembro.

Na ocasião, Fernanda Souza, responsável pela Secretaria Geral e integrante da Coordenadoria Geral, expôs os dados financeiros da entidade à base, uma vez que ela responde também, desde dezembro de 2019, pela pasta Financeira do Sindicato. Os documentos podem ser acessados na matéria específica da Prestação de Contas no site do SINDSEMP-SE e também estão disponíveis no menu Transparência > Prestação de Contas.

Em seguida foi apresentado o grupo que assumirá o Sindicato pelos próximos dois anos. Fernanda prosseguiu sua fala enaltecendo o processo eleitoral pelo qual a nova Diretoria Executiva foi referendada.

“Demos o nosso máximo para cumprir os prazos. Foi contratada uma empresa para realização da eleição virtual da maneira mais segura e respeitosa possível, uma vez que enfrentamos uma pandemia, para que a categoria pudesse legitimar o processo eleitoral democrático do SINDSEMP-SE”, destaca Fernanda, referindo-se à gestão do Sindicato e à Comissão Eleitoral, formada pelas colegas Maria Benilda Bento Silva, Helena Christina de Almeida Andrade e Denise Coelho de Almeida.

Ao todo, foram 144 votantes de um universo de 256 filados/as aptos/as a votar. Abaixo é possível conferir mais uma vez os nomes que irão representar a categoria nas atividades sindicais e coletivas.

Também foram repassados informes quanto ao cancelamento da reunião que haveria pela manhã com o Procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto. Como o gabinete ainda informará data mais oportuna ao SINDSEMP-SE, esse primeiro contato com o gestor recém empossado da instituição deverá ser também o primeiro compromisso oficial da nova gestão de nossa entidade.

Em seguida Fernanda atualizou a base acerca dos processos que correm no judiciário em relação à Carta Sindical do SINDSEMP-SE. Ela lembrou que foi devido à falta dessa Carta  – apesar de a justiça comum e a do trabalho reconhecerem a legitimidade do SINDSEMP-SE como sindicato de fato e de direito o gestor anterior do MPSE não liberou os dirigentes para dedicação à atividade sindical. Destacando que essa foi uma decisão meramente política, Fernanda afirma que a luta prossegue encampada pelo Sindicato e pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) nas instâncias superiores.

Ao final das pautas previstas, os colegas presentes na assembleia virtual enalteceram o trabalho de representar a categoria por dois colegas que se despedem após mais de uma gestão de atuação no SINDSEMP-SE: Fábio Erik, que segue agora na suplência do Conselho Fiscal, e Fernanda Souza.

Em um depoimento final carregado de emoção e consciência de classe, Fernanda enalteceu a importância da organização da classe trabalhadora para as conquistas coletivas. Referindo-se mais especificamente à luta dos Trabalhadores Efetivos do MPSE, ela destacou o quanto sua experiência foi árdua, porém recompensadora e necessária.

“Procurei combater o bom combate dentro da minha humanidade. Houve críticas inclusive algumas de cunho machista, porém meus valores e princípios são maiores que preconceitos e mazelas sociais de pessoas pequenas de pensamento”, explicita. Garantindo que continuará acompanhando as atividades coletivas, agora como filiada, Fernanda ainda deu um recado importante ao encerramento da assembleia dirigindo-se a toda a base.

“Cada um de nós é a união da oferta de vida de muitas pessoas. Feliz Natal e boas festas a todas e todos, mas sem aglomeração, porque ainda estamos enfrentando a pandemia”, finalizou

Confira a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do SINDSEMP-SE a partir de 12/12/2020.

Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE (2020-2022):

• ANTÔNIO CARLOS ANDRADE DE CARVALHO – Coordenadoria de Relações Institucionais e Comunicação
  • ALEX ESTEVAM DE SOUZA LEITE – Coordenadoria de Administração e Finanças
  • FELIPE LEANDRO PODEROSO BISPO DA MOTA – Coordenadoria de Formação Sindical