SINDSEMP-SE buscará associações do MPSE para encontrar soluções para plano de saúde

O Sindicato oficiará nos próximos dias a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e a Associação dos Servidores do Ministério Público para, em conjunto, encontrar uma solução para um problema que se avizinha para os Trabalhadores Efetivos: o convênio de saúde.

A informação é que a Unimed Sergipe, prestadora atualmente contratada para prestar o serviço com desconto para os servidores da instituição, passa por problemas financeiros e há diversos relatos de dificuldade no acesso a consultas, tratamentos, exames e internações.

Um desses imbróglios se refere ao anúncio da suspensão de atendimento de conveniados da Unimed Sergipe no Hospital São Lucas a partir de setembro deste ano aos conveniados contratantes dos planos Univida Básico, Especial e Intercâmbio Nacional..

Como consequência, uma das preocupações é que a carteira de clientes da Unimed, que conta com mais de 80 mil contratos, sobrecarregue sua rede própria devido ao aumento de descredenciamentos de clínicas, laboratórios, profissionais e hospitais que pode se suceder nos próximos meses. A demanda tende a ficar insustentável frente à oferta dos serviços pela empresa.

A Diretoria Executiva irá buscar esses outros setores representativos do MPSE e intensificar o diálogo para encontrar um denominador comum. A urgência desse diálogo é para impedir a descontinuidade na prestação do serviço e perda de carência e outros benefícios, como a possibilidade de inclusão de dependentes, caso haja necessidade da contratação de outra empresa.

Compartilhar

CPJ aprova pagamento de férias e licença-prêmio – administração informará quando deverá ser solicitado

Na manhã de terça, dia 23, o SINDSEMP-SE foi recebido pela administração do Ministério Público de Sergipe em reunião para dialogar sobre temas de interesse dos Trabalhadores Efetivos da instituição.

Na ocasião, foi informado pela administração que, no momento oportuno, será aberto prazo para solicitação de conversão em pecúnia de licença-prêmio não gozada. A informação repassada é que esse prazo deverá ser aberto ainda esse ano, mas que os pedidos devem ser feitos após comunicação via GED pelo MPSE.

A conversão em pecúnia de férias e licença-prêmio não gozadas para Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) foi aprovada em sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), na última quinta, dia 18.

A resolução, cujo relator foi o procurador Celso Leó, foi à pauta da CPJ graças a reivindicação da categoria no âmbito da Campanha Salarial 2022, uma vez que este foi um dos pontos de pauta aprovados pela base no âmbito das lutas por melhorias na carreira este ano.

Já havia sido aprovado o pagamento para os membros da instituição e, desde então, o SINDSEMP-SE manteve o empenho em cobrar que a medida fosse estendida aos servidores da casa.

A sessão do Colégio de Procuradores contou com a presença do Sindicato, conforme pactuado em assembleia realizada em 5 de agosto.

Compartilhar

Confira os cargos e funções da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINDSEMP-SE


No dia 18 de novembro, os Trabalhadores Efetivos do MPSE irão às urnas para escolher o novo grupo que conduzirá os trabalhos de Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da nossa entidade sindical. Antes disso, é necessário inscrever chapas para concorrer ao pleito.

Não são permitidas inscrições individuais. É necessário inscrever chapas completas, aglutinando, ao todo, 15 nomes – nove para a Diretoria Executiva e seis para o Conselho Fiscal. Confira:

  • Coordenadoria de Administração e Finanças;
  • Coordenadoria de Secretaria Geral;
  • Coordenadoria de Formação Sindical;
  • Coordenadoria de Assuntos Jurídicos;
  • Coordenadoria de Cultura e Lazer;
  • Coordenadoria de Relações Institucionais e Comunicação;
  • Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas;
  • Coordenadoria de Saúde dos Trabalhadores;
  • Coordenadoria de Políticas Sociais.

Também é necessário especificar os três nomes para membros titulares e mais três suplentes do Conselho Fiscal.

Confira as datas do pleito eleitoral:

  • 01 a 30/09/2022 – inscrição das chapas;
  • 19/10 – publicação da lista de filiados aptos a votar e locais de votação;
  • 18/11/2022 – dia da votação e apuração;
  • 12/12/2022 – posse da Diretoria Executiva eleita.

A Comissão Eleitoral é composta pelos colegas Felipe Poderoso, Antônio Andrade e Matheus Mendonça, referendados pela assembleia realizada em 5 de agosto. Cabe a eles receber e aprovar a inscrição das chapas. Recursos podem ser feitos em 5 dias após publicação do resultado das inscrições.

Confira Edital e Regimento Eleitoral:

REGIMENTO ELEITORAL 2022

Edital – Eleições 2022 SINDSEMP-SE


Leia também:

SAIBA QUEM PODE SE CANDIDATAR PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DO SINDSEMP-SE

Compartilhar

Saiba quem pode se candidatar para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINDSEMP-SE


Com a aproximação da escolha de Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do nosso Sindicato, o SINDSEMP-SE reforça os critérios para se candidatar aos cargos delimitados para contribuir com a luta dos Trabalhadores Efetivos desempenhando alguma função na entidade.

As normas para candidaturas são todas definidas pelo Estatuto Social, pelo Edital de Convocação das Eleições e pelo Regimento Eleitoral do SINDSEMP-SE. Para concorrer à Diretoria e ao Conselho Fiscal, é preciso estar filiado há, no mínimo, seis meses antes da data de eleição, além de não ter exercido cargo em comissão ou função gratificada, exceto em substituição.

Também é preciso que o filiado ou filiada não tenha sofrido penalidade prevista em Estatuto que impeça o exercício do direito de ser votado. Além disso, nos seis meses que antecedem a data da eleição, o filiado ou filiada não pode se encontrar afastado voluntariamente de suas atribuições funcionais nem estar à disposição de outro órgão por esse período.

Importante destacar que só serão aceitas inscrições de chapas completas – com nomes para todos os cargos de Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Confira as datas do pleito eleitoral:

  • 01 a 30/09/2022 – inscrição das chapas;
  • 19/10 – publicação da lista de filiados aptos a votar e locais de votação;
  • 18/11/2022 – dia da votação e apuração;
  • 12/12/2022 – posse da Diretoria Executiva eleita.

A Comissão Eleitoral é composta pelos colegas Felipe Poderoso, Antônio Andrade e Matheus Mendonça, referendados pela assembleia realizada em 5 de agosto.

Compartilhar

Pagamento de férias e licença prêmio para Trabalhadores Efetivos entra na pauta do CPJ


Foi publicada no site do Ministério Público de Sergipe (MPSE) a pauta da sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) para a quinta, dia 18. Está incluída a leitura, discussão e votação do Projeto de Resolução que “regulamenta o pagamento da indenização de férias não
gozadas e o pagamento da indenização de licenças-prêmio não gozadas” para os Trabalhadores Efetivos da instituição.

O procedimento nº 014/2022 da Comissão Permanente de Assuntos Institucionais (CPAI) será a única matéria votada na ordem do dia na reunião ordinária que começa às 10h. O relator, como já informado nos canais de comunicação do SINDSEMP-SE, é o Procurador de Justiça Celso Luis Dória Leó.

Conforme pactuado com a categoria em assembleia dos Trabalhadores Efetivos do MPSE, a Diretoria Executiva estará presente na reunião acompanhando a discussão e votação no CPJ. Confira documento oficial da pauta abaixo:

01 – Pauta Reunião Ordinária – CPJ – dia 18 de agosto de 2022

Compartilhar

Reunião com assessoria do PGJ reafirma repasses já feitos aos Trabalhadores Efetivos

A Diretoria Executiva se reuniu na manhã quarta, dia 10, com a administração do Ministério Público de Sergipe (MPSE) com objetivo de aprofundar em questões respondidas pela assessoria do Procurador Geral de Justiça (PGJ).

No encontro, foi afirmado que, ainda em 2022, deverá ser destinado algum valor no orçamento para conversão de licença-prêmio em pecúnia. Essa perspectiva vai ao encontro do que já havia sido repassado aos Trabalhadores Efetivos na assembleia realizada na sexta, dia 5.

Sobre o reajuste dos vencimentos, a Diretoria Executiva seguiu o que foi sugerido em assembleia e questionou sobre o percentual destinado na proposta do orçamento para que houvesse margem de valorização real dos salários ou, pelo menos, recomposição inflacionária justa para a categoria.

A administração se ateve a reforçar o que foi respondido no ofício e destacou que esperam o posicionamento do Governo do Estado sobre o orçamento de 2023, reforçando que a queda da arrecadação tributária pode ter impacto nas contas da instituição.

Compartilhar

PGJ responde a pleitos da categoria – revisão inflacionária foi adiada mais uma vez


Durante a assembleia dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE), realizado na sexta, dia 5, a Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE fez o repasse de importantes informações à base. Além de aprovação do Edital e do Regimento Eleitoral e da formação de Comissão Eleitoral do SINDSEMP-SE, os pontos de pauta trouxeram

Um desses repasses, foi em relação à resposta do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Manoel Cabral Machado Neto, aos pleitos da categoria. Em nome da administração da instituição, foi encaminhado ao Sindicato ofício comentando os itens de reivindicação.

De acordo com o documento – que pode ser baixado clicando aqui ou no link ao final nessa matéria – a administração aguardará que o Poder Executivo defina a Cota Orçamentária devida ao
MPSE para o exercício 2023. O texto destaca que isso deve-se à diminuição das receitas tributárias experimentada pelo Estado de Sergipe.

A assembleia manifestou que não ficou transparente a margem possível de reajuste previsto aos Trabalhadores efetivos na proposta orçamentária encaminhada pelo MPSE para o próximo ano. A Diretoria Executiva informou que buscará, em reunião com a administração, levantar esse dado.

Também foi enfatizado pelos colegas em assembleia que, em respeito ao rito negocial com os trabalhadores, esse percentual de reajuste a ser incluído anualmente na proposta orçamentária deveria ser discutido anteriormente com a categoria.

PLEITOS ATENDIDOS

No que diz respeito à revisão dos valores do auxílio alimentação, o documento reforça que o pleito foi atendido. Já em relação ao auxílio bolsa-estudo e ao auxílio educação infantil,
devido a limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação ao fim de mandato do PGJ, a administração aguardará o ano de 2023 para finalização de estudo de impacto orçamentário e, posteriormente, à sua instituição.

Quanto à indenização de férias e de licença-prêmio não usufruídas pelos Trabalhadores Efetivos, após estudo da Comissão Permanente de Assuntos Institucionais do Colégio de Procuradores de Justiça (CPAI) , o ofício destaca que foi encaminhada Minuta de Projeto de Resolução para encaminhamento dessa pauta.

A Diretoria Executiva, conforme já havia sido divulgado no site do Sindicato, destacou que o membro responsável pela relatoria do projeto, o procurador Celso Leó, volta de férias nesta semana e que deve encaminhar a pauta ao CPJ em breve. O Sindicato buscará dialogar com o procurador e acompanhará a pauta para divulgar à base o andamento do pleito.

Já sobre a atualização da Gratificação Especial Operacional (GEO), do Auxílio-Alimentação e do do
Auxílio-Saúde, foi destacado que as portarias nº 1.546/2022; 302/2022; e 303/2022, respectivamente, atendem às reivindicações em favor dos Trabalhadores Efetivos.

INFORMES

Também foi repassado à assembleia o que foi discutido em reunião com FENAMP e ANSEMP acerca das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIns) referentes ao excesso de cargos em comissão nos MPs estaduais. Uma dessas ADIns, no qual o SINDSEMP-SE é parte interessada, refere-se ao MPSE.

Em 29 de julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, redistribuiu ao ministro Nunes Marques parte das ações que estavam sob análise do ministro Ricardo Lewandowski. A reunião discutiu estratégias jurídicas e políticas para lidar com esse cenário e garantir a realização de concurso público como prioridade para preenchimento do quadro de pessoal dos Ministérios Públicos.

Também foram repassadas atualizações sobre as medidas jurídicas em relação à liberação de dirigentes do SINDSEMP-SE para pleno exercício de funções administrativas e políticas do Sindicato.

Após julgamento desfavorável do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o Sindicato recorrerá. O objetivo é que se cumpra a legislação estadual, que prevê liberação de dois dirigentes com 100% de liberação e outros dois com 50% de liberação para atividades sindicais, com desempenho de funções administrativas da entidade conforme art. 278 da Constituição do Estado de Sergipe.


Ofício nº 1058/2022-GPGJ

Compartilhar

Assembleia define comissão eleitoral e calendário para escolha de nova diretoria do SINDSEMP-SE


Está oficialmente convocado o processo eleitoral para escolha da nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP-SE. O pleito eleitoral de 2022 foi dado início com a aprovação, na assembleia dessa sexta, dia 5, do Edital e Regimento Eleitoral.

Também foi formada a Comissão Eleitoral para coordenar a votação. Os colegas Felipe Poderoso, Antônio Andrade e Matheus Mendonça foram referendados pelo conjunto dos Trabalhadores Efetivos presentes na assembleia realizada no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Esse grupo ficará encarregado de realizar a votação conforme o seguinte calendário aprovado e seguindo todos os prazos previstos no Estatuto do Sindicato:

  • 01 a 30/09/2022 – inscrição das chapas;
  • 19/10 – publicação da lista de filiados aptos a votar e locais de votação;
  • 18/11/2022 – dia da votação e apuração;
  • 12/12/2022 – posse da Diretoria Executiva eleita.

É hora de intenso diálogo entre os colegas para formar as chapas. Esse é um momento importantíssimo para a história da luta dos trabalhadores no MPSE. O contexto de desvalorização à categoria mais numerosa da instituição é acompanhado por intenso ataque aos serviços públicos e aos direitos dos trabalhadores no país.

Por isso é fundamental a participação de todos os Trabalhadores Efetivos – seja compondo uma chapa e propondo linhas se atuação da entidade, seja contribuindo com participação ativa das atividades e debates. A força da categoria sempre esteve na coletividade e é preciso fortalecer esse rumo pois só a luta muda a vida.


Faça o download abaixo e confira Edital e Regimento Eleitoral para o pleito de 2022 do Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP-SE.

Edital – Eleições 2022 SINDSEMP-SE

REGIMENTO ELEITORAL 2022

 

Compartilhar

Reunião com FENAMP sobre ADIns em que SINDSEMP-SE é parte interessada acontece na quinta, dia 4


A Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE participará de reunião remota na tarde de quinta, dia 4, com o objetivo de definir as estratégias jurídicas em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIns) das quais o Sindicato é parte interessada.

Será a oportunidade de receber atualizações e encaminhar a luta em torno do processo que versa sobre a situação dos cargos comissionados no Ministério Público de Sergipe (MPSE). Ações semelhantes foram também ajuizadas pelos sindicatos dos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A convocação para a reunião foi feita pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP), que encontra-se habilitada como amicus curiae nas ADIns ajuizadas pela Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP).

Em comunicado da Federação, foi informado que, apesar de manifestação contrária da FENAMP, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, relator da ADIn nº 5777 – SC, acatou pedido da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e redistribuiu essas ações para o ministro Nunes Marques, relator da primeira ação proposta – ADIn nº 5503-RN – e que se encontra aguardando julgamento. A determinação para a redistribuição foi despachada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, em 29 de julho.

A alegação feita pela FENAMP foi de que “as ADIns nº 5.777, 5.784, 5.934, 6.219, 6.246, 6.369, 6.386 e 6.803, muito embora propostas pela Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público – ANSEMP, tratam-se de leis estaduais diferentes e, do mesmo modo, de diferentes Estados da Federação, apresentando, portanto, causa de pedir e pedidos diferentes, ou seja, não há, processualmente falando, conexão no julgamento de referidas ações”, conforme texto do documento encaminhado convocando o SINDSEMP-SE à reunião.

Uma vez que os processos já foram distribuídos ao ministro Nunes Marques, o objetivo da reunião é que sejam discutidas as estratégias traçadas pelas entidades nacionais e suas respectivas assessorias jurídicas diante desse novo cenário.

Compartilhar

Retificação do Edital da Assembleia de 5 de agosto de 2022


Foi retificado o Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) a ser realizada nesta sexta, dia 5. Agora, a nova convocação inclui como ponto de pauta a aprovação do calendário eleitoral.

Confira a redação do edital retificado ou faça o download do documento abaixo.


A Diretoria Executiva SINDSEMP-SE convoca a categoria para Assembleia Geral Extraordinária dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) a ser realizada no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no edifício sede da entidade localizado à Rua Porto da Folha, 1039, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju/SE, no dia 5 de agosto de 2022, com início às 15h em primeira chamada, e às 15h05, em segunda chamada, quando será discutida a seguinte pauta:

    1. Informes;
    2. Escolha da comissão eleitoral;
    3. Aprovação do calendário eleitoral;
    4. Prestação de contas do ano de 2021;
    5. Prestação de contas dos dois primeiros trimestres de 2022;
    6. Análise da campanha salarial 2022;
    7. O que ocorrer.

Atenciosamente.

Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE


Edital retificado: Convocação – Assembleia 05 08 2022

Compartilhar