SINDSEMP-SE 6 anos: conquistas acumuladas e desafios à frente


Há exatos seis anos, na tarde de 12 de dezembro de 2014, os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe reuniam-se em Assembleia para fundar a entidade representativa da categoria e lutar por melhores condições de trabalho e carreira. Era uma sexta-feira e o auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) emanava esperança, consciência de classe e empenho por melhorias coletivas para fundar o SINDSEMP-SE.

Trata-se de um dia histórico e que deve ser enaltecido. É através do Sindicato que a categoria se faz representar diante da Administração Superior da instituição para reivindicar e negociar suas pautas pecuniárias e não-pecuniárias. Está na sua essência a luta por direitos individuais e coletivos, por toda a categoria. É também através do SINDSEMP-SE que os Trabalhadores efetivos do MPSE se posicionam nas pautas mais amplas dos trabalhadores.

Desde sua fundação, muitas conquistas foram acumuladas. Mas também há desafios à frente que demandam cada vez mais participação ativa e unidade de todas e todos para que nossa força se faça presente. Entre essas pautas de âmbito local no MPSE, a valorização salarial, a realização de concurso público e a luta contra o assédio moral são prioritários no enfrentamento cotidiano contra injustiças.

Em âmbito mais amplo, está a defesa de direitos e da carreira dos servidores públicos estaduais ativos e inativos, pois mudanças propostas pelos Executivo e Legislativo estaduais nos afetam diretamente. Além disso, a defesa do serviço público no Brasil, um direito do povo brasileiro duramente conquistado com a redemocratização do país, está ameaçado e também requer nossa conscientização, participação e engajamento.

Em outra esfera, a luta pela Carta Sindical segue firme. Ela irá possibilitar um incremento substancial na organização do Sindicato, uma vez que escolhas meramente políticas não poderão mais orientar recusas de solicitações que, supostamente, encontrariam amparo somente com a formalização desse documento.

Essa busca por melhores condições de trabalho, melhorias na carreira e qualidade de vida para a categoria é constante. Porém, é de fundamental importância frisar que o Sindicato não se resume a seu corpo diretivo. Este é apenas executor das deliberações. O SINDSEMP-SE somos todas e todos nós, Trabalhadores Efetivos compondo a maior força de trabalho em termos numéricos do MPSE e a principal categoria para a realização do importante serviço prestado à sociedade sergipana em nome da justiça e da democracia.

NOVA GESTÃO

O 12 de dezembro este ano também marca a posse de uma nova gestão à frente do SINDSEMP-SE. A partir de agora, um novo grupo está à frente da Diretoria Executiva e do Conselho fiscal até a mesma data em dezembro de 2022. A chapa foi eleita em votação virtual e referendada por 144 de 256 filiados e filiadas.

Confira os nomes dos/as colegas que têm, a partir de agora, a tarefa de representar os Trabalhadores Efetivos do MPSE no biênio 2020-2022:

Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE:

  • ANTÔNIO CARLOS ANDRADE DE CARVALHO – Coordenadoria de Relações Institucionais e Comunicação
  • ALEX ESTEVAM DE SOUZA LEITE – Coordenadoria de Administração e Finanças
  • FELIPE LEANDRO PODEROSO BISPO DA MOTA – Coordenadoria de Formação Sindical
  • SAULO DOS SANTOS LOPES CRUZ – Coordenadoria de Assuntos Jurídicos
  • ALEXANDRE MENDONÇA SANTOS – Coordenadoria de Cultura e Lazer
  • IZAC SILVA DE JESUS – Coordenadoria de Secretaria Geral
  • HUDSON DE JESUS OLIVEIRA – Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
  • RUIRONALDI DOS SANTOS CRUZ – Coordenadoria de Saúde dos Trabalhadores
  • MAYARA CARVALHO MELLO FONTES – Coordenadora de Políticas Sociais

Conselho Fiscal:

  • MAX JEAN VIEIRA DE OLIVEIRA – Conselheiro Fiscal e Consultivo
  • ALEXANDRE GONÇALVES SILVA – Conselheiro Fiscal e Consultivo
  • LARISSA DOS SANTOS SANTANA MAIA – Conselheira Fiscal e Consultiva
  • FERNANDA TAGEANNE CORREIA GAMA – Suplente do Conselho Consultivo e Fiscal
  • FÁBIO ERIK MONTE DA SILVA – Suplente do Conselho Consultivo e Fiscal
  • LAÍS GOMES VASCONCELOS – Suplente do Conselho Consultivo e Fiscal

Notícias relacionadas:

Notícia da fundação do SINDSEMP-SE:

Assembleia aprova Fundação do SINDSEMP-SE!

Galeria de Fotos:

Assembleia de Fundação do SINDSEMP

Compartilhar