SINDSEMP, FENAMP E ANSEMP convocam trabalhadores para ação no Dia Nacional por Políticas de Saúde Mental no MP

O SINDSEMP convoca a base para aderir à iniciativa em um movimento nacional em prol da saúde mental dos servidores do Ministério Público Brasileiro. Nesta quarta, dia 3, completa-se um ano da aprovação da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no MP Brasileiro pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Apesar disso, muitas unidades ministeriais ainda não implementaram efetivamente essa política.

Este é o caso do Ministério Público de Sergipe (MPSE), o que reforça a necessidade da mobilização na defesa de avanços nos cuidados da saúde mental dos servidores. A ação é para que os trabalhadores participem dessa mobilização vestindo preto ou amarelo, demonstrando união e comprometimento com a causa. Além disso, os servidores são incentivados a se reunir com colegas de trabalho, tirar fotos com cartazes disponibilizados para impressão e com balões amarelos e compartilhar essas fotos nas redes sociais.

As publicações devem marcar a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (@fenamp) e a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (@ansemp.br), além dos sindicatos e associações locais – no nosso caso, em Sergipe, marcando o perfil do @sindsempse – e usando a hashtag #SaúdeMentalMP.

A participação neste movimento é essencial para pressionar o CNMP a aprovar a Resolução de Combate ao Assédio no MP, mostrar solidariedade aos colegas que enfrentam desafios de saúde mental, chamar a atenção dos gestores locais sobre a importância de implementar políticas efetivas de saúde mental e sensibilizar a sociedade sobre a prioridade da saúde mental no Ministério Público.

O SINDSEMP acredita que, com a adesão de todos, será possível destacar a urgência dessa pauta e mobilizar os gestores e a sociedade em geral para a implementação de políticas de saúde mental. A participação de cada servidor é fundamental para que essa mensagem ganhe força e para mostrar que a saúde mental dos servidores do Ministério Público é uma causa que merece atenção e ação imediata.