O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho para marcar o levante de Stonewall, ocorrido em 1969, nos Estados Unidos. Naquela noite, frequentadores do bar Stonewall Inn, local frequentado pela comunidade LGBTQIA+, resistiram à violência policial e reivindicaram seus direitos e dignidade.
Esse episódio se tornou um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+ e inspirou movimentos de orgulho e visibilidade em todo o mundo, simbolizando a luta por igualdade, respeito e direitos para todas as pessoas LGBTQIA+. Desde então, essa data é marcada por celebração do orgulho de lutar por ser quem é em meio a uma sociedade em que fugir da normatividade hétero é vista como defeito.
No Brasil, a luta pelos direitos LGBTQIA+ teve início na década de 1970, inspirada pelos movimentos internacionais. Nos anos seguintes, diversas organizações e ativistas surgiram no país, promovendo debates, manifestações e ações em prol da igualdade e do respeito à diversidade sexual e de gênero.
O movimento ganhou força na década de 1990, com a criação de paradas do orgulho LGBTQIA+ em diferentes cidades brasileiras. A conquista de avanços legais, como a criminalização da homofobia e a legalização do casamento igualitário, são resultados dessa luta contínua pela inclusão e pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil.
Hoje e sempre, o SINDSEMP se une à comunidade LGBTQIA+ para comemorar o Dia do Orgulho. Nossa entidade reafirma o compromisso com a igualdade, o respeito e a diversidade, lutando por um ambiente de trabalho inclusivo e livre de discriminação. Estamos juntos na busca por uma onde todas as pessoas sejam respeitadas em sua identidade e orientação sexual. Feliz Dia do Orgulho LGBTQIA+! 🏳️🌈❤️
VEJA TAMBÉM
LGBT? LGBTQIA+? Qual a sigla LGBT correta? Explicando cada letra! – Põe Na Roda
Publicação no Instagram do SINDSEMP explicando as letras da sigla LGBTQIA+