O SINDSEMP-SE não pode parar

Ao longo da trajetória de luta dos trabalhadores, há um elemento sempre em comum nessa história de conquistas por direitos: o Sindicato. Cabe a esta entidade representativa atuar pela defesa da carreira, por melhorias coletivas e individuais e pela proteção contra injustiças por parte de chefias insensíveis à necessidade de respeito a quem exerce suas funções laborais com empenho e dedicação.

No MPSE, o nosso SINDSEMP-SE está diante de uma ponto crucial para o prosseguimento de suas atividades. Num momento crítico de ataques à categoria e aos servidores públicos de forma geral, o Sindicato forte, unido e coeso em torno das pautas dos Servidores Efetivos, nunca foi tão necessário como agora. Em pleno processo eleitoral, a formação de uma chapa que garanta a continuidade da nossa entidade é fundamental para que a categoria não venha a amargar perdas consideráveis no futuro próximo e num ritmo cada vez mais acelerado, retrocedendo tudo o que foi conquistado e repercutindo negativamente nas nossas carreiras pelos próximos anos.

Sem nossa entidade para nos representar, não teremos continuidade da campanha de valorização salarial, continuando a receber os piores salários do Brasil. Correremos, inclusive, o grande risco de sequer termos reajuste este e nos próximos anos. As relotações de ofício continuarão ocorrendo de forma arbitrária e devem ocorrer com mais frequência. Perseguições e procedimentos contra servidores se tornarão ainda mais comuns.

Não poderemos, ainda, lutar por pleitos de 6h de trabalho corridas ou por melhorias nos auxílios saúde e alimentação, bem como demais benefícios, que estarão na berlinda. Sem o SINDSEMP-SE, não teremos programa a ser apresentado pela nova gestão à administração do MPSE e não haveria, juridicamente, possibilidade alguma de negociação coletiva. Grandes perdas nos abateriam daqui em diante. Sem uma nova Diretoria Executiva eleita, provavelmente, o Sindicato será encerrado.

Essa mensagem da atual Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE tem também a intenção de mostrar a importância de votar, participando ativamente da eleição da nossa entidade, fortalecendo-a. Mas, principalmente, é uma convocação à necessidade de fazer parte da luta de forma ainda mais presente. Não são exigidos grandes sacrifícios. Com uma diretoria comprometida, as tarefas são distribuídas e as decisões deliberadas de forma democrática – algumas entre os coordenadores, algumas em assembleia com a categoria.

Ao contrário do que se possa imaginar a partir do senso comum, não há um contexto de perseguição aos integrantes da diretoria. Juridicamente protegidos contra abusos diversos, esse é um papel exercido em prol da coletividade e igualmente protegido por ela. É nosso direito ao livre exercício da atividade sindical, um direito constitucional e, por enquanto, irrevogável.

Não é intenção do Sindicato “dar voz” a ninguém. Reconhecemos que todas e todos já a possuem por direito. Mas sabemos que, no andar de cima, dificilmente nossa voz, individualmente, é ouvida. Cabe ao Sindicato amplificar nossa voz, dar-lhe potência e amplitude. Faça parte dessa renovação! O SINDSEMP-SE não pode parar e cabe a nós dar continuidade a essa luta pelos direitos e por conquistas em prol da coletividade dos Servidores Efetivos do MPSE.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSEMP-SE