Retrospectiva 2023: um ano de desafios e conquistas

Ao longo deste ano de 2023, o SINDSEMP demonstrou a força da coletividade e compromisso com a valorização dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe. Com resiliência e luta, enfrentamos desafios e celebramos conquistas. A batalha por direitos, pela isonomia e pelo reconhecimento do papel vital dos servidores públicos esteve no centro das ações.

Em cada negociação, em cada assembleia, em cada manifestação, o SINDSEMP não apenas representou a categoria, mas mergulhou de cabeça nas trincheiras da luta pela justiça salarial, por melhores condições de trabalho e por um ambiente que valoriza cada servidor. Neste ano de desafios, o SINDSEMP é um exemplo vivo de que, quando unidos, somos capazes de superar obstáculos e construir um caminho mais justo e digno para todos. Que esse espírito de resistência e conquista nos guie nos anos vindouros, fortalecendo ainda mais a voz e a representatividade do nosso sindicato.

A seguir, confira as principais ações desse período, marcando um capítulo importante na história do SINDSEMP.

VITÓRIAS DA CATEGORIA

• conquista parcial de revisão sobre salários e auxílios, com índice de 6% e permanência na luta pela concessão de mais 6% de recomposição salarial;
  • conquista do Auxílio Educação-infantil;
  • pagamento de indenizações – até 15 dias de lincença-prêmio.

COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

• criação do grupo Notícias SINDSEMP em substituição à lista de transmissão do Whatsapp;
    entrada no Coletivo de Comunicação da CUT;
  • visita ao gabinete da deputada estadual Linda Brasil em apoio à pauta de reivindicações da categoria;
  • contratação de agência de publicidade para formulação da Campanha 2023;
  • Nota de Luto aos colegas do Ministério Público de São Paulo, destacando a importância de uma política de saúde mental e contra o assédio moral e sexual nos MPs;
  • apoio à Agência Mangue de Jornalismo, fortalecendo jornalismo independente em Sergipe;
    lançamento de Boletim Informativo mensal e Revista do SINDSEMP com periodicidade trimestral;
  • reportagem expondo a contradição do MPSE, que cobra concursos públicos em diversos órgãos do poder executivo e legislativo na capital e no interior do estado, mas cria mais CCs e FGs na casa;
  • marca de mil seguidores no perfil do SINDSEMP no Instagram;
  • Reportagem Especial: Dia do Servidor Público.

POLÍTICAS SOCIAIS

• atividades do mês da mulher, com panfletagem, roda de conversa, café da manhã, sorteio de brindes e disponibilização de canal de denúncias de assédio moral e sexual no MPSE;
  • reportagem especial em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e reivindicação da pauta que trata sobre expediente especial para pais de autistas no MPSE;
  • entrega de alimentos às famílias da Ocupação Beatriz Nascimento, em luta por moradia digna, a partir dos alimentos arrecadados no evento de lançamento da Campanha 2023;
  • publicação, nos canais de comunicação do SINDSEMP, de conteúdo educativo no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ incentivando o respeito à diversidade e lutando por um ambiente de trabalho inclusivo e livre de discriminação;
  • publicação de Nota de Apoio à deputada estadual Linda Brasil, vítima de ameaças anônimas em claro gesto transfóbico e antidemocrático.

FINANÇAS

• apuração das contas do sindicato;
  • contratação de contadora;
  • disponibilização mensal de balancetes financeiros.

ADMINISTRATIVA

• entrega da sala alugada pelo SINDSEMP, doação de itens em excesso, defasados ou sem valor de uso, possibilitando enxugamento de materiais e economia de recursos ao Sindicato;
  • aumento da transparência, com disponibilização do status de cada item da Pauta de Reivindicação no site do Sindicato, além das atas das assembleias autenticadas em cartório.

LUTA E FORMAÇÃO SINDICAL

• disponibilização de formulário para que a base sugerisse pontos de pauta para construção coletiva da Pauta de Reivindicações;
  • atuação em repúdio à enquete da ASMP sobre criação de cargos em comissão para assessor de promotor, inclusive oficiando administração com pedido de informações;
  • panfletagens para mobilizar a categoria, com visitas aos setores e diálogo constante com a base, convocando para diversas atividades;
  • café-da-manhã de lançamento da Campanha 2023 dos Trabalhadores Efetivos do MPSE, com entrega de kits contendo camisa, copo térmico, ecobag e bloco de anotações com lema “NOSSA VITÓRIA NÃO ACONTECE SEM VOCÊ – ESSE JOGO É COLETIVO;
  • liberação de atribuições funcionais João Campagnaro, coordenador de Formação Sindical do SINDSEMP, para exercer mandado classista;
  • publicação de ‘Moção Pública em defesa de uma negociação transparente e efetiva por parte da administração do MPSE’, conforme deliberado em assembleia, após PGJ fechar canal de diálogo e travar pautas pecuniárias em negociação;
  • assembleia extraordinária para debater estratégias dos novos desafios postos à categoria no segundo semestre: reforma administrativa e nova regulamentação do auxílio-saúde no MPSE;
  • diversos atos públicos na porta do edifício-sede do MPSE, dialogando com categoria e sociedade sergipana;
  • luta contra reforma administrativa no MPSE, com pronunciamento no CPJ defendendo retirada de pauta do projeto para discussão aprofundada com toda a categoria;
  • descentralização das ações do Sindicato com o SINDSEMP NA ESTRADA, levando o diálogo com a base para o interior do estado;
  • denúncia de tratamento diferenciado no MPSE, com atendimentos de pleitos dos membros como conversão da gratificação de acervo em folga;
  • participação em ato contra genocídio do povo palestino;
  • artigo em referência ao dia da consciência negra;
  • Nota de Repúdio a abertura de Inquérito Administrativo contra dirigente sindical Hudson de Jesus Oliveira.

AÇÕES RECREATIVAS E DE SAÚDE

• realização do ‘V Arraiá do SINDSEMP’ e do Boteco SINDSEMP;
  • novos convênios para filiados e filiadas: Top Clínica Médica e Reabilitação e Vitalmed Constat;