Atendendo à convocação do SINDSEMP, os Servidores realizaram, na manhã do dia 01/12/2016, uma manifestação silenciosa na sessão do Colégio de Procuradores, mas que deu muito o que falar.
A intenção foi chamar a atenção dos Procuradores de Justiça para a pauta de reivindicações da categoria, especialmente para o reajuste salarial dos Servidores, que até o presente momento não foi negociado com o PGJ. O pleito de incorporação ao vencimento base do percentual da “GEO I”, proposto como alternativa ao reajuste (em razão da justificativa de limitação orçamentária sustentada pela Administração), também fez parte da manifestação, uma vez que essa pauta também se encontra com as negociações travadas.
Os Servidores contaram com a manifestação de apoio de diversos Procuradores, como Dr. Celso Leó, Dr. Carlos Augusto Machado, Dr. Josenias Nascimento, Dra. Maria Conceição Figueiredo e Dr. Luiz Valter Rosário. Em síntese, os Procuradores ressaltaram a necessidade de se prosseguir avançando com a pauta dos Servidores, se possível atendendo ainda que parcialmente os pleitos, tendo em vista que as negociações e estudos encontram-se estagnados. Foi também ressaltado que a pauta de reivindicações é importante para a valorização dos trabalhadores efetivos da Casa, cabendo à gestão vontade política de melhorar as condições dos Servidores, tal como ela tem conduzido os pedidos formulados pelos Membros da instituição. Por outro lado, quando questionado, Dr. Eduardo D’Ávila, na qualidade de Chefe de Gabinete do PGJ, justificou que a incorporação da “GEO I” não é viável pois implicaria na redução da jornada de trabalho para as seis horas (e que hoje é de 7 horas presenciais), além de argumentar que existiriam impactos financeiros com a medida, apesar de não ter citado números.
O áudio da sessão está disponível no Portal da Transparência do MP (a partir dos 17 minutos)
Clique nas fotos para ampliar: