PGJ recusa pedido do SINDSEMP-SE e trabalho presencial é mantido no MPSE

O Procurador-geral de Justiça (PGJ), Manoel Cabral Machado Neto, enviou nesta quarta, dia 16, resposta ao ofício do SINDSEMP-SE solicitando a imediata adoção de regime de trabalho remoto integral e pleno no Ministério Público de Sergipe. O pedido do Sindicato, feito na terça, dia 15, foi pela suspensão do trabalho presencial entre servidores, estagiários e demais trabalhadores da instituição devido à segunda onda da COVID-19.

A mensagem passada pelo gestor é que nada será mudado por enquanto quanto ao regime de trabalho no MPSE, apesar dos dados nacionais e, especialmente, estaduais apontarem que há elevação consistente de número de novos casos e internações. O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam taxa de ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em 67,2% na rede pública e 71,4% na rede privada, com um total de cinco unidades hospitalares atingindo 100% de leitos ocupados. Já as enfermarias apresentam ocupação de 56,8% na rede pública e 82,6% na rede privada.

Apesar dos apelos do SINDSEMP-SE para que medidas precoces fossem tomadas para evitar uma disseminação intensa entre os que trabalham diariamente no MPSE e o público externo, a resposta do PGJ aponta que o trabalho presencial e atendimento ao público serão mantidos e eventuais afastamentos serão considerados apenas para grupos de risco, infectados pelo vírus ou trabalhadores que compartilham residência com alguém com resultado positivo pela COVID-19.

Confira documento do PGJ em resposta ao Ofício n°37/2020 do SINDSEMP-SE