NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO DO SINDSEMP/SE À ORIENTAÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO PARA QUE QUARTÉIS DE TODO O PAÍS CELEBREM ‘ANIVERSÁRIO’ DO GOLPE DE 1964
“Para que não se esqueça – para que não se repita!”

O Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP/SE – vem a público repudiar com veemência a orientação emitida pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para que os quartéis de todo o país realizassem celebrações em referência aos 55 anos do nefasto Golpe de Estado em 1º de abril de 1964 que afundou o país nas trevas de uma ditadura civil-militar por longos 20 anos.

Vivemos em um período em que os valores democráticos estão ameaçados desde a eleição de um representante que por diversas vezes rendeu elogios às horrendas ações praticadas durante os chamados “anos de chumbo”. A longa lista de prisões arbitrárias, torturas, desaparecimentos e assassinatos de homens, mulheres, idosos, jovens e até crianças praticados de forma sistemática sob a égide do Estado Brasileiro não foi elucidada e essa triste mancha em nossa história continua sem uma resolução.

As declarações do ocupante do Palácio do Planalto em seu longo histórico de afirmações enaltecendo as atrocidades desse período e tantas outras falas preconceituosas, misóginas, homofóbicas e racistas, além de demonstrarem total despreparo para a grandeza que se espera na execução de sua função, são totalmente incompatíveis com esses caros valores democráticos e mais incompatíveis ainda com a estatura do posto para o qual foi eleito.

Nesse momento em que os direitos do povo trabalhador estão em xeque, espera-se que seja realizada uma devassa acerca das agressões e de toda a corrupção velada da ditadura civil-militar brasileira. Temos essa dívida histórica e devemos isso a nós mesmos tanto enquanto povo como enquanto nação.

 

Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP/SE
Coordenação Executiva
Biênio 2019/2020

Compartilhar