Projeto Spirandi produz sistema para pacientes da COVID-19 e recebe doação do SINDSEMP-SE

Uma iniciativa do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica, vem contribuindo para salvar vidas durante a pandemia na medida em que ameniza os efeitos provocados pela COVID-19 em pacientes internados. Trata-se de um sistema de ventilação não-invasiva desenvolvido através do Projeto Spirandi, concebido para auxiliar na respiração de pessoas internadas.

Sistema inovador permite uso em enfermaria

O aparelho foi desenvolvido a partir de um grupo de 20 voluntários sob a coordenação dos professores Elyson Carvalho, José Carvalho, Tarso Ferreira e Eduardo Freire . A partir dos trabalhos da equipe, as máscaras vêm sendo doadas aos hospitais de Sergipe e já há, inclusive, demanda para testes em unidades hospitalares de outros estados, como Pará, Bahia e Alagoas. “Além de reduzir a contaminação no ambiente hospitalar, a SPIRANDI auxilia no tratamento da COVID-19 sem a necessidade de respirador, podendo ser usada em leitos de enfermaria”, conforme destaca a campanha institucional do projeto.

Destino das doações da Spirandi

Mais de 150 equipamentos já foram doados sem custo algum. Para custear a produção, o Spirandi vem contando com doações institucionais e individuais. Nesse esforço coletivo para salvar mais e mais vidas, o SINDSEMP-SE se soma para fazer sua própria doação, assim como o fizeram INESC Brasil, Ministérios Públicos de Sergipe, DINOVE-IFS, SENAI-SE, OAB-SE e Nardelli Usinagem, conforme divulgação do próprio projeto.

Diversas unidades sergipanas receberam aparelho

O Sindicato, ao fazer a doação de R$ 1 mil ao projeto, convoca toda a categoria a também contribuir para a expansão desse importante reforço no combate aos efeitos da COVID-19 à população sergipana e brasileira. Está em curso uma campanha de financiamento coletivo através da plataforma Vakinha em que é possível doar o valor que estiver ao alcance de cada pessoa

Mais informações, inclusive a prestação de contas do projeto, podem ser obtidas no site www.spirandi.org. Doações individuais podem ainda ser feitas através dos canais abaixo:

PIX: contato.spirandi@gmail.com
Vakinha: http://vaka.me/1638510