Em meio ao orgulho de fazer parte do MPSE, Trabalhadores Efetivos querem valorização


Na semana em que uma nova Diretoria Executiva toma posse na coordenação do SINDSEMP-SE, é celebrado também o Dia do Ministério Público. Nessa data Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) vivem um misto de sentimentos: ao passo em que enaltecem o orgulho de fazer parte da instituição, também reivindicam valorização pelo trabalho desempenhado.

Há, entre a base, a percepção de que a importância e qualidade do serviço prestado é diretamente proporcional à qualificação e capacidade de seu quadro de Trabalhadores Efetivos – a mais numerosa força de trabalho na instituição. Para Roque Sousa, essa importância precisa ser reconhecida.

“No dia do Ministério Público, gostaria de destacar a importância dos servidores, Técnicos e Analistas, para o funcionamento do órgão. É o servidor que atende e acolhe a população mais vulnerável, que alimenta os sistemas, produz peças e pesquisas, dentre tantas outras atribuições. Sem os servidores, o Ministério Publico seria incapaz de cumprir com sua função constitucional”, defende.

Gleberton dos Santos vai além da celebração, destacando a importância da instituição para o país e, ao mesmo tempo, reforçando a necessidade de refletir sobre seus desafios em um mundo em constantes transformações.

Ele destaca que o contexto em que se encontram os trabalhadores do MPSE e os desafios da organização para conquista de direitos também estão refletidos nos desafios que a própria instituição enfrenta.

“A defesa da origem jurídica e democrática é o mais forte compromisso do Ministério Público com a sociedade. Porém, a ordem jurídica e democrática vigente no país passa por um momento difícil e há uma necessidade urgente de superar suas contradições”, avalia o servidor lotado na 2° Promotoria Distrital de Aracaju.

APOIO PARLAMENTAR

Assim como destacam as vozes do próprio corpo de servidores do MPSE, apoios externos à categoria também foram disseminados. Linda Brasil, atualmente vereadora de Aracaju e que, a partir de 2023, exercerá o cargo de Deputada Estadual, defendeu a valorização dos servidores do MPSE e a realização de concurso público.

Confira, clicando ou tocando, aqui o pronunciamento completo.

“Para tornar o MPSE forte, é preciso garantir o reajuste salarial dessa categoria, que está com uma defasagem de 13%, e também é preciso realizar concurso público, porque a falta de servidores efetivos tem acarretado em acúmulo de funções, sobrecarga e falta de servidores para substituição, o que pode prejudicas a continuidade da qualidade dos serviços prestados”, disse ela em seu pronunciamento na Câmara.

Ela ainda estendeu os votos de congratulações não apenas aos membros do Ministério Público, mas a toda a comunidade que faz com que a instituição seja referência do serviço público sergipano.

“Quero parabenizar todas a promotoras e promotores, trabalhadoras e trabalhadores, servidores técnicos e analistas que fazem parte do MPSE e atuam com atendimento direto à população mais vulnerável. O trabalho de vocês é fundamental para o país”, destacou.

Às vésperas do encerramento do ano de 2022, e com atenção às perspectivas que se abrem com a luta dos Trabalhadores Efetivos e às Trabalhadoras Efetivas do MPSE, o SINDSEMP-SE reforça os sentimentos expressos pela base e pelos apoios de hoje e de sempre com reivindicações que têm um único objetivo: valorizar a categoria, com justiça salarial e concurso público, justamente para que essa qualidade seja garantida a serviço da sociedade sergipana.

Compartilhar