Debates, reflexões e transformações: roda de conversa debate assédio no MPSE

Reunidas na manhã de quarta, dia 15, as Trabalhadoras Efetivas e os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) deram continuidade à programação do Mês das Mulheres com um debate de suma importância para a categoria.

Com o tema ‘Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho’, o SINDSEMP promoveu uma roda de conversa para elucidar e e propor ações de enfrentamento a esse problema.

“Foi bem interessante porque já antes de começar, puxamos conversa com servidoras presentes e o pessoal participou ativamente, falou sobre o tema e sobre as próprias experiências”, destaca Mariana Rocha, Coordenadora de Políticas Sociais do Sindicato.

Ela destaca ainda a excelente participação de Carla Carol, que é Defensora Pública do Estado de Sergipe e ex-servidora do MPSE. “A fala de Carla foi muito boa, porque além de ser uma pessoa estudiosa sobre o assunto, ela já foi da casa, então ela sabe a realidade do órgão e por isso soube conversar com as presentes com propriedade”, completa.

Defensora Pública, Carla Carol é ex-servidora do MPSE e falou com propriedade sobre as situações na instituição

Estagiária entre 2007 e 2008 e com outros dois vínculos estatutários na instituição (2011 a 2013 e 2017 a 2018), Carla deixou o cargo no MPSE para tomar posse como membra da Defensoria Pública, onde está há quatro anos. “Fiquei muito honrada com o convite porque o tema é extremamente relevante”, diz ela à Ascom do SINDSEMP após o evento.

“Precisamos encarar o assédio moral e sexual de uma maneira muito séria, sem esse lugar de tratar um superior hierárquico ou colega de trabalho como bom ou ruim, mas que são pessoas que praticaram um comportamento inadequado e que vão contra a ética pública e à maneira adequada de se comportar e se relacionar com o outro”, explica a defensora pública.

Para ela, a oportunidade foi importante para que o assunto pudesse ser discutido em meio à coletividade. “Houve compartilhamento de situações e experiências e pudemos identificar e nomear essas experiências tal qual o são”, completa.

Atividade serviu para que fossem relatadas experiências e para o fortalecimento coletivo

Carla destaca ainda que iniciativas como essa são importantes também para que a base perceba o papel de protagonismo do Sindicato nas resoluções desse problema. “Pudemos propor maneiras de enfrentamento que devem ser capitaneadas pelo Sindicato, com o engajamento de todos os envolvidos, para que possamos prevenir esse tipo de situação que provoca adoecimento mental de muitas trabalhadoras e trabalhadores do sistema de justiça”, encerra.

Após o evento, houve sorteio do livro ‘Você já é Feminista’, da autora organizado por Nana Queiroz e Helena Ribeiro e editado pela revista AZMina, que ficou com a colega Benilda Bento, e de um voucher de massagem que contemplou a colega Kelly Lima. O SINDSEMP sorteará ainda no Mês das Mulheres mais um voucher de massagem para que todas as servidoras filiadas ao Sindicato possam participar.