APOIO AO ABRIL VERDE

Em apoio ao movimento Abril Verde, também o SINDSEMP/SE vem chamar a atenção para a necessidade e importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O Abril Verde trata-se de uma campanha mundial que chama atenção para a segurança da vida e da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Em 2003 a Organização Internacional do Trabalho – OIT instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, como uma homenagem aos 78 (setenta e oito anos) trabalhadores que morreram em uma trágica explosão em uma mina da cidade de Farmington (na Virgínia/nos Estados Unidos) nesta data em 1969. No Brasil, na mesma data, por força da Lei nº 11.121/2005 foi instituído o Dia Nacional em Memória às Vítimas Sobreviventes e Fatais de Acidentes e Doenças do Trabalho. A cor verde relaciona-se à área da saúde.

Atualmente este movimento recebe diversos tipos de adesão no mundo por meio de divulgações em vários segmentos públicos e privados, que vão desde a iluminação, com luzes verdes nas mais várias tonalidades, de fachadas de órgãos, empresas, entidades, monumentos e locais históricos, a realização de eventos e palestras de conscientização, a fim de advertir a relevância da prevenção de acidentes e patologias do trabalho.

Os trabalhadores públicos e privados não necessitam apenas usufruir de seus direitos genuínos da relação laboral (receber salário, horas extras, férias etc.), porém, também, fazem jus a um meio ambiente do trabalho sadio e seguro (art. 200, VIII, da CF/88). A segurança no local do trabalho, outrossim, é um dos meios para maximizar a eficácia de direitos humanos inespecíficos aos vínculos trabalhistas, tais como a vida, a liberdade, a integridade física, a integridade psicológica, o nome, a honra etc.).

Local de trabalho é para ser ambiente salutar e seguro para todos e todas, e não espaço para adoecimento e mesmo óbito daquele e daquela que saem de sua casa, para obter o seu sustento e o de sua família e ajudar na construção de uma sociedade; é meio ambiente de gozo da dignidade humana, e não lugar para sofrer danos à saúde e à vida.

Infelizmente por ano no Brasil e no mundo há tragédias que adoecem e matam inúmeros trabalhadores e trabalhadoras em ambientes de trabalho insalubres, perigos e/ou penosos. Há casos de acidentes de trabalho que ultrapassam os limites da relação laboral, atingindo um número indeterminado de pessoas e causando danos coletivos de difícil ou impossível mensuração; o exemplo mais recente e de repercussão internacional que ocorreu no Brasil é a tragédia-crime no Município de Brumadinho/MG decorrente do rompimento de uma barragem de rejeitos administrada pela Vale S.A., em 25 de janeiro de 2019, que ceifou a vida de centenas de pessoas, incluindo empregados da referida empresa.

O SINDSEMP/SE apoia a causa do Abril Verde! Venham apoiar também!