ALESE aprova revisão dos servidores do TJSE em 6% a partir de janeiro de 2022

Foi aprovado na tarde de quarta, dia 4, o Projeto de Lei referente à revisão geral anual dos colegas servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A votação no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) reajustou vencimento e vantagens pessoais em 6% retroativos a 1º de janeiro de 2022.

Conforme matéria publicada no site FaxAju, manifestações de parlamentares deixaram claro que o índice ainda está aquém do necessário para recompor os salários dos servidores, mas que ainda assim é essencial conceder o pleito para que as perdas sejam mitigadas diante da inflação que assola o país.

Georgeo Passos e Iran Barbosa – que também sempre se manifestam favoráveis aos pleitos dos Trabalhadores Efetivos do MPSE – enalteceram a luta do Sindijus e enfatizaram ainda que o diálogo deve prosseguir, uma vez que esse percentual não recompõe totalmente as perdas. Ambos destacaram que é preciso valorizar a categoria como forma de fortalecer o serviço público.

Ainda de acordo com a publicação do FaxAju, o deputado Gilmar Carvalho foi além e registrou um protesto em relação ao percentual. De acordo com ele, uma vez que a recomposição inflacionária é um direito constitucional dos servidores públicos, seria obrigação do estado conceder o pleito.

EXPECTATIVA NO MPSE

Diante da notícia, espera-se o assunto volte à tona com mais intensidade também no Ministério Público de Sergipe (MPSE). É que a simetria com o Judiciário é frequentemente apontada como requisito para concessão dos pleitos reivindicados pelos Trabalhadores Efetivos da instituição.

A categoria aguarda o avanço das negociações, uma vez que a administração do MPSE vinha afirmando não haver previsão de concessão por limitações fiscais e orçamentárias.

Porém, foi feito o comprometimento de estudar melhor a proposta e as contas do órgão, uma vez que o reajuste do TJSE fosse concedido e que os dados do Relatório Fiscal Quadrimestral apresentasse números positivos.

Com perdas acumuladas em 13,59% em três anos, os Trabalhadores Efetivos do MPSE estão ansiosos pelo avanço das negociações. A inflação em 2022 continua progressiva a passos largos este ano e o sentimento nos corredores do órgão é que a administração precisa dar celeridade à discussão com transparência e empenho para que a maior força de trabalho da instituição não sofra com mais desvalorização.

Compartilhar