A Urgência do Concurso Público no MPSE: Seis Anos Sem Novas Convocações

Há exatos seis anos, em 13 de dezembro de 2017, acontecia a última convocação de aprovados em concurso público para ocupar os quadros de Trabalhadores Efetivos no Ministério Público de Sergipe (MPSE). Essa constatação lança um alerta sobre a urgência de novos concursos públicos na instituição.

A ausência de convocações ao longo desse período vem causando sobrecarga de trabalho sobre os Servidores, com aumento de substituições e cumulações, e escancara a intenção de aumentar os cargos em comissão (CCs) na casa em detrimento dos concursados. Conforme dados já publicados pelo SINDSEMP, há um aumento recente de 40% de CCs sem vínculo na instituição.

A importância do concurso público vai além da simples renovação de quadros profissionais qualificados, comprometidos e alinhados com os princípios e valores do MPSE. Numa instituição que fiscaliza o poder público e atua na defesa dos direitos da população, é imprescindível que haja estabilidade para proteger os Servidores de pressões externas. Isso é fundamental para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados à sociedade sergipana.

A contradição entre a relevância do concurso público e a sua ausência prolongada no MPSE precisa ser enfrentada. O SINDSEMP e os servidores reivindicam a realização de concurso, garantindo não apenas o preenchimento de vagas, mas também o fortalecimento de uma equipe qualificada, motivada e isenta. O ingresso de profissionais por meio de concursos públicos é essencial para manter a excelência nas atividades do Ministério Público e garantir a continuidade de um serviço eficiente e alinhado com os princípios democráticos.