SINDSEMP-SE repudia golpistas e convoca base para ato em defesa da democracia

O SINDSEMP-SE repudia de forma veemente os ataques à democracia brasileira registrados pelas estarrecedoras imagens deste domingo, dia 8 de janeiro, em Brasília.

Numa nítida demonstração de desrespeito ao Estado Democrático de Direito, fascistas atacaram os três poderes movidos por um falso patriotismo e totalmente desconectados com a realidade concreta dos fatos, movidos por fake news, e sem relação com a pautas da classe trabalhadora.

Assim como todo o campo democrático brasileiro, cobramos que as investigações por parte do Poder Judiciário, da Polícia Federal e do Ministério Público brasileiro identifiquem e apliquem a devida punição aos autores desse ataque, mas também dos responsáveis por financiar e incentivar atos golpistas.

Essas investigações devem ser feitas, inclusive em âmbito local, para que os responsáveis pela caravana sergipana à Capital Federal sejam responsabilizados.

Essa foi uma ação orquestrada. Dois anos depois de episódio de invasão ao Capitólio nos Estados Unidos, em que golpistas não reconheceram o resultado das urnas, essa emulação da extrema direita brasileira que testemunhamos ontem não pode ficar impune.

Por isso, cobramos também que não haja anistia aos integrantes do antigo grupo ocupante do Governo Federal, por crimes e atentados contra a democracia, uma vez que incentivaram – por ação ou omissão – atos golpistas por parte de grupos fascistas.

Vale destacar que os ataques direcionados contra o patrimônio público atingiram também símbolos democráticos importantes, como uma das primeiras réplicas da Constituição Federal de 1988. É sob a Carta Magna que nosso trabalho no MPSE é primariamente balizado e um ataque a ela é não só um ataque à democracia tão duramente conquistada, mas também a cada trabalhadora e trabalhador do Ministério Público brasileiro.

Por esse motivo, não podemos nos calar diante da ameaça golpista que vimos ganhar volume na tarde desse domingo. Nossa resposta precisa ser rápida e de base popular.

O SINDSEMP-SE convoca toda a base de Trabalhadoras Efetivas e Trabalhadores Efetivos do MPSE para um grande ato contra o fascismo a partir das 17h em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). O fascismo há de ser vencido nas ruas enquanto as instituições operam pela responsabilização dos golpistas.