1º de maio: dia de luta da Classe Trabalhadora

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o SINDSEMP-SE rememora a importância da data não como um feriado festivo, mas como um feriado de luta. É através dessa data em que a Classe Trabalhadora se reconhece mais ainda como agente protagonista das melhorias de condições de trabalho e salário, direitos e da democracia.

Sua origem remonta às lutas sindicais na cidade estadunidense de Chicago, no século 19, quando a massa de trabalhadores em greve reivindicava, entre outras pautas, jornada de trabalho de 8h diárias em oposição às exaustivas jornadas desregulamentadas que poderiam chegar a 14h ou até 16h por dia. Dessa luta, com muitos mártires, ficou marcada a data como um feriado de orgulho e força da coletividade da Classe Trabalhadora.

Historicamente, sempre coube aos trabalhadores e às trabalhadoras o protagonismo das conquistas independente da categoria profissional ou vínculo de trabalho. Seja no serviço público, seja no setor privado, gestores e patrões nunca concederam de bom grado e espontaneamente o que é essencial para que direitos e respeito fossem assegurados.

No Ministério Público de Sergipe, infelizmente, é também essa a realidade dos Trabalhadores Efetivos. Em luta por revisão salarial e com perdas acumuladas de 13,59% em três anos, a categoria encampa a luta por justiça na política remuneratória da instituição.

Nessa data, marcada por luta e conquistas arduamente asseguradas ao longo das décadas de luta da Classe Trabalhadora, o SINDSEMP-SE reverencia e parabeniza cada servidor e cada servidora empenhada nas suas atividades laborais, prestando um serviço essencial para a sociedade sergipana, mas também enaltece a postura combativa daqueles e daquelas que lutam por direitos e respeito para a maior força de trabalho da instituição.