MPs avançam na recomposição salarial e MPSE para no tempo

Com o fim do mês de março se aproximando, levantamento realizado pelo SINDSEMP-SE identifica avanços na concessão de revisão inflacionária a Trabalhadores de Ministérios Públicos Estaduais pelo Brasil. Com índices variados, a recomposição em cada instituição vem reduzindo os efeitos da corrosão dos vencimentos de servidores públicos provocados pela inflação.

Os MPs de Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso lideram o ranking de concessão na revisão inflacionária, com percentuais de 13,05%, 10,16% e 10%, respectivamente. Minas Gerais vem em seguida, com 9,32% e os MPs da Paraíba e Pernambuco concederam respectivamente 6% e 5% de revisão a seus servidores.

Em Sergipe, o Tribunal de Justiça (TJSE) negocia com os servidores daquela casa a concessão de 6% aos trabalhadores efetivos. A proposta, entretanto, foi rechaçada pelos desembargadores, que querem reduzir o percentual dos servidores estatutários para aumentar o índice dos cargos em comissão (CC).

Os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE), após receberem apenas 3% de reajuste, amargam perdas acumuladas de 13,59% em três anos. A luta da categoria é para que a corrosão de vencimentos seja amenizada, numa conjuntura econômica que coloca a maior força de trabalho da instituição numa situação cada vez mais vulnerável.

A Campanha Salarial 2022 segue exigindo negociação franca, transparente e, principalmente, célere por parte da administração do MPSE para que a inflação, que avança a passos largos no país, não reduza tanto o poder de consumo, orçamento e bem-estar das famílias dos Trabalhadores Efetivos da casa.