Na segunda, dia 14, foi encaminhado ao SINDSEMP-SE resposta à Carta Aberta aos/às Procuradores/as de Justiça do MPSE sem indicação clara de que há disposição por parte da administração da instituição para reabrir negociação sobre os pleitos dos Trabalhadores Efetivos em 2022.
Na resposta, além de “consignar ciência às mencionadas postulações”, conforme redação do documento, apenas há citação direta ao reajuste dos auxílios aprovados pelo Colégio de Procuradores de Sergipe no último dia 10. Foram anexados, também, atos normativos: Portaria nº 302/2022, que atualiza os valores do auxílio saúde; e a Portaria nº 303/2022, que atualiza o valor mensal do auxílio alimentação.
Clique ou toque aqui para conferir a resposta da administração do MPSE aos Trabalhadores Efetivos.
Paralelamente ao encaminhamento dessa resposta ao SINDSEMP-SE, a administração regulamentou a gratificação de acervo. A Resolução nº 004/2022 -CPJ já foi publicada e versa sobre essa verba adicional para Procuradores e Promotores de Justiça que vem sendo motivo de indignação entre os Trabalhadores Efetivos por não ser percebida compreensão de que a categoria também precisa ser valorizada.
O incômodo dos Trabalhadores Efetivos não é injustificado. Há demora excessiva no atendimento dos pleitos que, conforme estudos econômicos a partir de dados do Portal da Transparência, são totalmente possíveis do ponto de vista de sua viabilidade fiscal e orçamentária. Falta vontade política e a celeridade com que há diálogo, resolução e efetivação dos procedimentos em que os membros são beneficiados demonstra isso.
A Campanha Salarial 2022 dos Trabalhadores Efetivos – Defender Direitos, Lutar por Justiça – segue reivindicando os demais pontos de pauta deliberados em assembleia geral da categoria. Continuaremos expressando nossa indignação até que a maior força de trabalho do MPSE seja devidamente reconhecida e valorizada.