SINDSEMP-SE solicita retorno ao trabalho remoto integral no MPSE

Na tarde desta terça, dia 15, o SINDSEMP-SE encaminhou ofício ao Procurador-geral de Justiça (PGJ), Manoel Cabral Machado Neto, solicitando a suspensão imediata das atividades presenciais no Ministério Público de Sergipe (MPSE). A motivação para o pedido parte da constatação científica de que o Brasil e Sergipe apresentam avanço da pandemia no que pode ser caracterizado como uma segunda onda da doença.

O documento defende que, diante desse aumento de casos e internações provocados pela COVID-19, é necessário o retorno imediato ao regime de home office pleno e integral já a partir do dia 15 de dezembro de 2020 para servidores, estagiários e demais colaboradores da instituição. A solicitação inclui o período de recesso do MPSE.

A solicitação acontece num momento em que o próprio Poder Executivo estadual reconhece o avanço da doença. Ainda na manhã desta terça, o Governador Belivado Chagas anunciou novas ações de endurecimento das medidas de isolamento social em todo o estado após reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae).

No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 66,4% na rede pública e 69,6% na rede privada, com algumas unidades hospitalares atingindo 100% de leitos ocupados. Já as enfermarias apresentam ocupação de 58,1% na rede pública e 75,4% na rede privada, números preocupantes.

Além dos argumentos de cunho científico, o Sindicato aponta ainda o alto grau de produtividade do MPSE durante a fase mais crítica da pandemia, em seu início, quando foi implementado o trabalho remoto integral. Na época, matérias enaltecendo o trabalho desempenhado pelos trabalhadores da instituição foram publicadas no próprio site do órgão.

Baixe e confira o Ofício nº 37/2020 que foi protocolado sob o GED n° 20.27.0165.0000119/2020-79.